sexta-feira, 17 de julho de 2009

Trilogia PJ - Dia Nacional da Juventude

Neste ano completamos 24 DNJs acontecidos. Alegra-nos o testemunho e a persistência das Pastorais da Juventude ao ser voz das multidões silenciadas; ao pautar temáticas na defesa da vida e dos direitos juvenis, confrontando com o modo pelo qual a juventude é considerada pelo estado brasileiro, pela sociedade, pelas famílias, pela Igreja.

Tema: Contra o extermínio da juventude, na luta pela vida
Lema: Juventude em marcha contra a violência

É hora de avançar! O DNJ já não encontra mais sentido isoladamente. Ele se liga à Campanha da Fraternidade – que acontece durante a quaresma e às atividades permanentes das PJs: Semana da Cidadania – de 14 a 21 de abril e Semana do/a Estudante – 09 a 15 de agosto. O DNJ é parte de um todo maior que busca a dignidade jovem; ele celebra as lutas anuais dos/as jovens organizados; é a mobilização maior, concentrando multidões de jovens que buscam novas relações de vida pautadas na justiça social, no poder popular, na legitimidade da diversidade, no protagonismo juvenil, na educação libertadora, na construção da paz.

Para contribuir na reflexão e preparação para o DNJ, o subsídio contém três roteiros de encontros e uma celebração.

Somos convidados a refletir nos encontros sobre as temáticas: a violência entre os jovens e a exclusão social, o extermínio da juventude e a redução da maioridade penal e jovens construtores da paz e da justiça. Após os encontros temos uma proposta de celebração com o objetivo de rezar a caminhada da juventude contra a violência, na esperança e alegria cristãs.

Com a intenção de disponibilizar um material que seja proveitoso para a reflexão do DNJ 2009, foi elaborado um subsídio com poesias, dinâmicas, músicas, citações bíblicas, textos e ainda indicações de sites, livros e filmes. Este material foi construído por muitas mãos, sonhando levar a nossa juventude uma reflexão sobre um tema que está presente em nosso cotidiano. Mãos à obra! Vamos lá, agora é a nossa vez de fazer acontecer. Que o clamor na luta pela vida de todos seja o nosso ideal.

Assim, terminamos a série de postagens sobre as atividades permanentes da Pastoral da Juventude no Brasil. Para confirir as outras, clique aqui, aqui e aqui.

0 Obras Novas comentaram:

Postar um comentário