sexta-feira, 17 de julho de 2009

Interceder e ser intercessor

Interceder é o ato de colocar-se entre Deus e os homens pedindo em favor destes, é o ato de suplicar a Deus em favor dos necessitados e é também colocar-se em combate pela fé e em defesa dos marcados por Deus e que o inimigo quer roubar e afastar de Deus.

As características do intercessor:

• O intercessor é consciente da força da oração, confiante na palavra de Deus que diz que “quando dois ou mais estiverem reunidos em meu nome Eu estarei no meio deles.” (Mt 18,19).

• O intercessor responde ao apelo do Senhor, quando Ele procura em nosso meio alguém que peça em favor dos homens (Ez 22,30).

• Cultiva o silêncio como forma de ouvir melhor o Espírito Santo e guarda o que sabe direta ou indiretamente em seu coração, não é dado a comentários sem fundamento e fofocas (Lc 2,19).

• O intercessor é um com o necessitado, sente junto com Ele, é empático com os outros e sempre se coloca no lugar do próximo.

• Se faz presente e é consciente do mundo em que vive, não se isola e comunga da realidade social em que está inserido, assim como Maria (Jo 2,1).

• É sensível e percebe o que acontece ao redor, mesmo que os outros não percebam, tanto no campo físico como no campo espiritual e leva a Deus as questões e busca agir para mudar uma determinada situação (Jo 2,3).

• É alguém que ora e fala constantemente com Jesus, tem intimidade com Ele (Jo 2,3).

• Não teme os aparentes “não” de Deus, pois sabe esperar o tempo certo das coisas acontecerem, o nosso tempo é diferente do tempo de Deus (Jo 2,4).

• O intercessor se compromete com Deus e não pode dizer que tudo será feito naquele momento, pois tudo depende de Deus, por isso ele coloca tudo diante de Deus e confia que o milagre irá acontecer se assim for vontade do Pai, enche o coração até que este transborde da presença do Santo Espírito (Jo 2,5-7)

• Assim como Maria o intercessor permanece de pé diante da cruz (Jo 19,25) e vive como igreja (At 1,14) e vive da esperança lembrando aos outros as promessas do Pai e esperando pela sua realização.


Como dito no início o intercessor combate em favor da fé, ele faz parte do exército de Deus.

São Pedro nos diz o inimigo está a nossa volta como um leão procurando a quem devorar (IPe 5,8), o inimigo é real e não um conceito do mal, ele tem objetivos reais tais como: causar duvida, incredulidade, confusão, contenda, divisão, tentação, erros doutrinários, mente dúbia, entre outros. Satanás não caiu sozinho do céu, outros anjos rebeldes foram com ele e formam seu exercito que busca perder as almas aqui na terra.

Por isso é preciso que o intercessor esteja atento a ação do inimigo, é preciso se revestir da armadura de Deus (Ef 6,10-18) e se unir cada vez mais a Maria e São Miguel e buscar a Eucaristia e a Palavra para enfrentar o inimigo e trazer cada vez mais almas para Deus.

Todos nós somos chamados a intercessão seja na igreja, em família, no trabalho, na escola, faculdade, na sociedade como um todo e é preciso cultivar essa semente pra que produza muitos frutos (Mt 13,23).

Jesus manso e humilde de coração fazei de nosso coração semelhante ao vosso!

0 Obras Novas comentaram:

Postar um comentário