segunda-feira, 13 de julho de 2009

Jovens irados

Mais oportunidades, mais dinheiro?

O célebre periodista José Maria Carrascal, em A Razão (28/04/02), com relação das 17 vítimas – entre professores e alunos – assassinados em um colégio alemão, por um ex-aluno furioso, dá por entender que casos como este estão proliferando por onde quer que esteja. Por que os jovens estão tão furiosos – perguntas-se – ainda tendo, como nunca, mais liberdade, mais oportunidades, mais dinheiro?

Entre outras causas, inclina-se por assinalar a responsabilidade dos pais.


É complexo buscar a etiologia desta grave enfermidade juvenil. Não creio ser justo encontrar a raiva, violência e rebeldia dos jovens atuais somente nesta causa, sem excluí-la, por suposto.

Talvez um sério exame nos levaria a sentimentos todos um pouco culpáveis, como parte desta sociedade permissiva, materialista, competitiva, que vive – na sua maioria – camuflando os autênticos valores transcendentes. A generalidade dos adolescentes e jovens recebem diariamente, onde quer que estejam, um bombardeio de mediações , incitações e informações, mas que carecem de modelos de identificação adulta e de formação em valores e ideais.

Um santo educador, Dom Bosco, que gastou sua vida com a educação dos jovens problemáticos, deixou condensada sua experiência em um simples e breve tratado que ele denominou seu Sistema Preventivo em três conselhos. A saber:
• razão ou diálogo
• religião ou valores
• amor ou trato amigo.

Esta simples receita se deveria aplicar em casa, na família, na sociedade e nas aulas.

Seguramente, seus frutos serão percebidos de imediato!

Pe. Miguel Rivilla San Martín
Canção Nova

0 Obras Novas comentaram:

Postar um comentário