quarta-feira, 15 de julho de 2009

A tal bioética...

Sexualidade, aborto, bioética e a Igreja Católica

SEXUALIDADE

Não conheço, nem ouvi falar ou li, sobre alguma religião que realiza casamento gay.

Não conheço, nem ouvi falar ou li, sobre alguma nação que tem em sua constituição, elaborada por sua sociedade civil, em seu código civil, o casamento gay.

Mas conheço várias igrejas que expulsam e exorcizam mulheres e homens homossexuais.

Mas conheço várias nações que os executam sumariamente, em praças públicas.

Mas conheço muitos puritanos, críticos contumazes, pensadores, doutores, e famílias extremamente religiosas que condenariam ferrenhamente qualquer de seus filhos se este caminho escolhessem percorrer.

Mas conheço muita gente que se diz sem preconceito, mas não suportariam seu irmão ou irmã, filho ou filha, com um relacionamento homossexual, pois sonharam pra eles um casamento de fraque, véu e grinalda fazendo juras eternas e recebendo um dos mais importantes sacramentos da igreja.

Mas conheço nações dominadas por dogmas religiosos que fazem aquela pequena “intervenção cirúrgica” em suas meninas para que não sintam prazer sexual. Você sabe o nome desta “intervenção cirúrgica?”.

Mas conheço muitos que pregam libertada sexual e são indiferentes à pedofilia.


ABORTO

Não conheço, nem ouvi falar ou li, sobre alguma religião que defenda o aborto. Aliás, tem a China que mata suas menininhas, só por serem menininhas. Mas ninguém os enfrentam, pois a China tem um exército poderosíssimo.

Não conheço, nem ouvi falar ou li, sobre alguma nação que tem em sua constituição, elaborada por sua sociedade civil, ou em seu código civil, o direito ao aborto. Mas sei que até a sociedade médica tem lá suas dúvidas e é extremamente conservadora em seu código de ética no que diz respeito ao aborto. E se vida é ter consciência, que diriam os ecologistas? E a pena de morte? O aborto não seria uma execução sumária?

Mas conheço muitos que vivem a falar sobre direito e liberdade, mas se esquecem daquele ou daquela que já é, lá no fundinho do útero, e tem os mesmos direitos e liberdades que nós, que já estamos aqui destruindo sua futura casa. Muitos querem cerceá-las, mas não assumem suas responsabilidades quando estão desfrutando dos “prazeres da carne”.

Mas sei que muitas nações e religiões que usam a pena de morte, condenam a eutanásia.


BIOÉTICA

Não conheço, nem ouvi falar ou li, sobre alguma nação que aprova as pesquisas científicas com células embrionárias, já legalmente estabelecidas em seus códigos civis ou constituições.

Não conheço, nem ouvi falar ou li, sobre alguma religião que já defenda abertamente tais pesquisas, aceitando que óvulos fecundados sejam destruídos por nós que já estamos aqui, crescidinhos, e somos os únicos responsáveis pela tão cultuada modernidade que invade florestas, segrega povos, estratifica sociedades relegando os mais humildes a condições de higiene, miséria, desconforto, privações e subvida.

Mas sei que a própria sociedade médica, científica, atesta que a maioria das doenças decorre do mal-trato que impusemos à mãe natureza e à nossa “querida” modernidade. Até mesmo a inflamação e inchaço das hemorróidas decorre disto. O que dizem da AIDS? Porquê o sol em nossos tempos modernos nos é tão prejudicial?

Mas sei que muito se pode fazer com células do cordão umbilical, mas precisamos de nascituros e dos partos. E o que seriam das pesquisas com o aborto correndo solto?

Mas sei que até as células do nariz já são usadas nestas pesquisas.


A IGREJA CATÓLICA

Mas conheço muitos, ouço muitos e leio muitos que parecem imputar primeiro à Igreja Católica a responsabilidade, o ônus por uma decisão acerca destes assuntos.

Só sei que estão misturando religião com direito civil, Igreja com Governo, Papa com Procurador Geral do Mundo, anarquia com liberdade, democracia com hipocrisia.

Só sei que estão se esquecendo da fé, trocando oração por slogans e jingles, o crucifixo por bandeiras.

Só sei que, o que mais tenho escutado, lido e visto, é gente sentando no próprio rabo para criticar o dos outros.

Só sei que, a parábola que mais me vem à mente é daquele cachorrinho que uivava ao lado de seu dono totalmente indiferente à sua dor. E perguntado porque não fazia nada, respondeu pronto que o cão sentara no próprio rabo e não se mexia por comodismo.

Só sei que pouco sei, mas não critico o que não sei; pouco conheço, mas não condeno o que não conheço; que pouco vejo, mas não renego o que não vejo; que pouco leio, mas não queimo o que não li.

E nunca li, vi ou ouvi a opinião de um Rabino, um Dalai-Lama, um Ortodoxo, um Luterano, um Protestante, um Evangélico, uma Mãe-de-Santo, um Líder Mulçumano, um Hare Krhsna, um Médium, sobre tais assuntos na mídia mundial, defendendo os dogmas de sua religião ou seita e sendo rotulado. Será que estão tão à margem das discussões? Que suas opiniões não são importantes? Ou não causariam tanto efeito? Talvez não se interessem... Talvez não têm abertura pra isto... Talvez queiram que suas religiões sejam apenas uma religião... Talvez queiram que suas igrejas sejam apenas uma igreja...

Isto eu não sei...
Edson Campolina
Usina das Letras

Quer saber mais sobre a bioética? Clique aqui, aqui, aqui, aqui, aqui e aqui.

0 Obras Novas comentaram:

Postar um comentário