quarta-feira, 1 de julho de 2009

Quando o papo é formação...


O desafio do jovem - assim como para todos os que aceitam a Jesus como caminho - é escutar Sua voz em emio a tantas outras vozes.

O jovem escuta o Mestre de diferentes maneiras. Através de um contato pessoal com Ele, com sua mensagem, percebendo suas atitudes, sua maneira de tratar as pessoas, sua coragem profética e a coerência entre seu discurso e sua vida.

A ação evangelizadora deve, necessariamente, ser precedida por uma boa formação, melhor ainda, por uma forte experiência de Jesus.

A formação dos discípulos acontece na vida comunitária, onde se experimenta o mandamento novo do amor recíproco, num ambiente de alegria, de amizade, de carinho, de acolhida, de renúncia de si mesmo para uma doação total.

O encontro com Cristo, presente entre aqueles que se reúnem em seu nome e no amor, trará consequências e deixará marcas indeléveis na capacidade de relacionamento das pessoas, comprometendo-as com um novo modo de agir na Igreja e na sociedade.

No entanto, para que isto possa ser efetivo, a evangelização da juventude deve incluir uma sólida formação ética, cristã e com uma proposta moral consciente.

Os jovens precisam, hoje, de pessoas e de comunidades maduras que não os iludam com promessas fáceis, mas que tenham a coragem de propor o mesmo caminho que Jesus indicou ao jovem rico (Lc 18,18-30).


Édson de Jesus
Edivane Rodrigues
Informativo Missão Jovem. Julho de 2009. p.8.

0 Obras Novas comentaram:

Postar um comentário