terça-feira, 1 de março de 2011

Para ir além: projeto de vida

["Ahn, o que, para quê, onde, quem, um Projeto de vida? Assim você me pega de supresa!" Clique aqui para ver a teoria. Só não esqueça de praticar depois. ;)]

Por tanto amor, por tanta emoção, a vida me fez assim, doce ou atroz, manso ou feroz, eu caçador de mim. Preso a canções, entregue a paixões, que nunca tiveram fim, vou me encontrar longe do meu lugar, eu, caçador de mim. Nada a temer senão o correr da luta, nada a fazer senão esquecer o medo, abrir o peito a força, numa procura, fugir às armadilhas da mata escura. Longe se vai, sonhando demais, mas onde se chega assim? Vou descobrir o que me faz sentir, eu, caçador de mim.

Luiz Carlos Sá e Sérgio Magrão


Quem vive à deriva no mar da vida está perdido. A ausência de um projeto de vida pode levar à perda da própira história, correndo também o risco de perder a própria identidade, bem como as perspectivas de futuro.

Por isso, aí vão umas dicas de Rezende Bruno de Avelar, mestre em Ciências da Religião, para um bom planejamento. Voilá!


Colocando no papel...

Inicie revendo os aspectos mais importantes de sua vida: personalidade, família, estudos, trabalho, amizades, namoro, a comunidade e a sociedade em geral e responda mentalmente: O que tenho de deixar de fazer, já? O que tenho de começar a fazer, já?

Em seguida, pegue sua agenda ou caderno e de forma mais sistemática responda às questões propostas:

(a) O que sou? Características, valores, potencialidades, limites, condições de vida...

(b) Em quem acredito? Qual o rosto/imagem/experiência/visão de Deus que a minha vida deixa transparecer? Em que pessoas, de casa e da comunidade, confio? De quais lutas e causas participo? De quais quero participar?

(c) Qual o meu compromisso? "Eis que faço novas todas as coisas." Que sinais, que respostas concretas devo dar a vida, no cotidiano? Estabeleça metas a curto e a médio prazo.

(d) Liste os recursos e pessoas que você poderá buscar para ajudar a realizar o seu projeto.

Agora é cabeça e mãos a pensar e escrever. Não perca tempo, comece agora a fazer esse caminho rumo a horizontes do encontro consigo mesmo e com todas as pessoas que sonham e lutam pela vida e a querem cada vez mais bela.


In Jornal Mundo Jovem, ano 46, nº 385, abril/2008. p 14.

0 Obras Novas comentaram:

Postar um comentário