domingo, 13 de março de 2011

Desenvolvendo habilidades em 3, 2, 1...

[Para ler a primeira parte, clique aqui.]


por PJMogi

Iniciativa

Essa habilidade está relacionada com ação. Você não pode ficar só nas palavras. "Eu vou fazer isso". "Gostaria de fazer tal coisa". "Um dia chego lá". Tudo na vida tem seu primeiro passo, tem seu gesto inicial. Quer dizer, a ação tem que partir da sua pessoa. Ela tem que brotar dentro de você.

Já pensou o que seria se os outros ficassem sempre tomando suas decisões e você apenas executando o que foi decidido? Tomar frente, decidir, agir e lutar rumo aos seus propósitos é fundamental. A gente é aquilo que faz e não aquilo que pensa que é. A gente também não é o que os outros pensam. Somos, na verdade, o conjunto de iniciativas que tomamos na vida.

Perseverança

Cada pessoa na vida tem (ou deveria ter) um propósito, um objetivo, um projeto de vida. Agora, outros têm uma coisa a mais, chamada de constância de propósito. São aqueles que assumem algo e são capazes de levar aquilo até o fim. E tem ainda, os que vivem fazendo promessas: "Eu vou fazer isso". "Eu vou fazer aquilo". Mas, no final das contas, não fazem nada. Trata-se de pessoas fracas, que não têm essa constância de propósito, que não são capazes de perseguir um objetivo e levá-lo até suas últimas conseqüências.

Ser perseverante, portanto, é não arredar pé daquilo que tem a ver com o sentido da sua vida. Não se desviar dos seus objetivos pelas tentações. O que é uma tentação? É um namoro? Uma viagem? Um campeonato de futebol? Um torneio de vôlei? Claro que essas coisas, e muitas outras, podem ser importantes. Mas, às vezes, elas são secundárias em relação ao propósito da sua vida.

Por isso mesmo, é importante, sempre que necessário, priorizar (colocar em primeiro plano) tudo aquilo que mais tem a ver com seu propósito de vida.

Altruísmo

Altruísmo é ter preocupação com o outro. É dedicar-se à outra pessoa. É não pensar só em simesmo. É, portanto, ter senso de cidadania.

Sentido comum

Sentido comum é ter bons critérios ao avaliar e decidir. É ter verdades. Sua vida não é formada só de bens materiais. Temos outros valores que não são de ordem material. Honra, amizade, sinceridade, amor ao próximo são, alguns, dentre os mais variados, exemplos de valores. São os valores que fazem da sua passagem aqui na terra uma vida verdadeiramente humana.

Quando se tem bons critérios ou princípios para tomar decisões na vida, elas são, na realidade, tomadas com bases em valores. Acredita-se, profundamente, que isso é o certo. Isso é ter sentidocomum. É ter dentro de si uma clara noção do que é certo ou errado.

Solução de Problemas

Solucionar problemas é colocar em ação o que se sabe e o que se é capaz de fazer. Diante disso, não se deve ficar lamentando o que se perdeu, o que não deu certo, aquilo que furou. A atitude mais correta, nesse caso, é partir do que se tem, do que se sabe, do que se é capaz.

Para isso, você tem, primeiro, de conhecer-se a si mesmo, porque só conhecendo-se a si mesmo, você toma consciência dos seus pontos fortes e das suas limitações. Isso é muito importante, uma vez que você pode reforçar seus pontos mais fragilizados, não enfrentando problemas que estão fora de seu alcance, e, por outro lado, dar uma conferida no seu potencial (conhecimentos e capacidades). É isso que lhe permite perceber o quê fazer e como agir para superar determinada situação.

0 Obras Novas comentaram:

Postar um comentário