segunda-feira, 7 de março de 2011

A autonomia


Você já deve ter percebido que certas pessoas só obedecem às regras, às leis, ou buscam ser justas, ou se portam de modo decente... apenas porque são vigiadas, controladas, ou porque têm medo de receber algum castigo. Será possível que alguém busque a justiça apenas por vontade própria?

Era ele um pastor que servia em casa do que era então soberano da Lídia. Devido a uma grande tempestade e tremor de terra, rasgou-se o solo e abriu-se uma fenda no local onde ele apascentava o rebanho. Admirado ao ver tal coisa, desceu por lá e contemplou, entre outras maravilhas que para aí fantasiam, um cavalo de bronze, oco, com umas aberturas, espreitando através das quais viu lá dentro um cadáver, aparentemente maior do que um homem, e que não tinha mais nada senão um anel de ouro na mão. Arrancou-lho e saiu. Ora, como os pastores se tivessem reunido, da maneira habitual, a fim de comunicarem ao rei, todos os meses, o que dizia respeito aos rebanhos, Giges foi lá também, com o seu anel. Estando ele, pois, sentado no meio dos outros, deu por acaso uma volta ao engaste do anel para dentro, em direção à parte interna da mão, e, ao fazer isso, tornou-se invisível para os que estavam ao lado, os quais falavam dele como se tivesse ido embora. Admirado, passou de novo a mão pelo anel e virou para fora o engaste. Assim que o fez, tornou-se visível. Tendo observado estes fatos, experimentou, a ver se o anel tinha aquele poder, e verificou que, se voltasse o engaste para dentro, se tornava invisível; se o voltasse para fora, ficava visível. Assim senhor de si, logo tratou de ser um dos delegados que iam junto do rei. Uma vez lá chegado, seduziu a mulher do soberano, e com o auxílio dela, atacou-o e matou-o, e assim se assenhoreou do poder.

Platão. A República, livro II, 359b-360ª

Autonomia é um termo que se refere à ideia de que podemos agir eticamente mesmo sem vigilância, punição ou controle. Se tivéssemos o anel de Giges, seríamos capazes de dizer o que deveríamos ou não fazer? Que cada um conviva com sua resposta.

0 Obras Novas comentaram:

Postar um comentário