sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Sofrimento no namoro 1/2


O sofrimento está em toda a história da humanidade, desde o princípio ele se faz presente. Ele tem nos acompanhado e deixado marcas em nosso corpo, alma, aonde quer que ele apareça os seus sinais ficam, assistido por lágrimas, gemidos, dor... Temos pavor a tudo que cause sofrimento, queremos fugir dele, corremos de qualquer coisa que nos faça sofrer; se fosse possível ele não existir seria uma graça.

Sabemos que o sofrimento entrou no mundo através do Pecado Original, o homem não entendeu o plano de Deus e virou-lhe as costas, pecando (Gêneses 3,1ss), e isto trouxe sofrimento, e o mesmo de lá para cá usou toda a sua inteligência para evitar o sofrimento, inventou a anestesia, remédios, como analgésicos entre outros, tudo para evitar a dor e o sofrer, mas se limitou apenas a nível do corpo, mas o sofrimento é inevitável na vida do cristão, não se pode fugir dele, não tem como evitá-lo, não estamos isentos do sofrimento, ele está inerente na vida do ser humano, mais cedo ou mais tarde ele irá se apresentar a nós.

Jesus não mentiu dizendo que a nossa vida seria sempre boa e feliz, ele não nos enganou, disse a verdade, falou que haveria cruz:

Em seguida Jesus disse a seus discípulos: “Se alguém quiser vir comigo, renuncie-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me”. (Mateus 16,24)

O sofrimento pode surgir devido a uma doença, velhice, abandono, solidão, vazio, amor, desamor, perda de uma pessoa querida..., Todos sabem o que significa, e no namoro não seria diferente e pode surgir por algum desses motivos ou outros: desprezo, ciúmes, indiferença, traição... Não pense que você será um mar de rosas sempre.

Ele é alimentado por aquilo que começamos e deixamos ao longo da caminhada por fazer, é alimentado pelas pessoas que nos amam e por um motivo bobo não permitimos que elas mais nos amasse, pelos abraços negados, pelo perdão não aceito, é substituído pelo orgulho, pelas perdas, decepções, mágoas, pelas conquistas não vividas...

O sofrimento pode sim atingir o namoro ou o término de um, mas não podemos nos abater, esmorecer, desfalecer diante dele, ele não nos pode tirar a força de viver. Quando estamos mergulhados no sofrimento tendo a depressão como companhia, a angústia, a dor, não queremos entender o mistério do sofrimento, o porquê de sua presença. O sofrimento não está ali por acaso, tem um sentido, mas antes de tudo, para entender o sentido do sofrimento é preciso enfrentá-lo, entrar em confronto com ele, sem medo, entendendo o seguinte: Deus não está alheio ao nosso sofrimento.

O Senhor disse: “Eu vi, vi a aflição do meu povo que está no Egito, eu ouvi os seus clamores por causa de seus SOFRIMENTOS”. (Êxodo 03,07)

A primeira coisa que passa pela nossa cabeça quando somos afligidos pela dor é achar que Deus nos abandonou, que está distante de nossos sofrimentos e dor, que não se preocupa conosco, com nossas aflições. Não é verdade! Deus se preocupa conosco, ele vê o nosso sofrimento, ouve os nossos gemidos de dor, Ele não está alheio àquilo que nos causa sofrimento; Deus sofre conosco, vive, luta, torce para que não desanimemos, mesmo no silêncio, mas depois nos responde: “Eu conheço seus sofrimentos”. Entenda isso! A origem do sofrimento não mora no coração de Deus, não é de sua vontade, e pode até permitir não como punição ou maldade, mas por Amor, para nos transformar, para sermos melhores do que somos.


ROGÉRIO, Cláudio. Namoro sim, bagunça não. Aparecida: Editora Santuário, 2003.

0 Obras Novas comentaram:

Postar um comentário