segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Plano de Vida Espiritual

Todo mundo corre e tem muita pressa, por isso, às vezes, não sabe para onde se vai com tanto afã. O plano de vida espiritual ajudar a não perder de vista o essencial: a amizade com o Senhor. Ele é pessoal e se acomoda ao horário de cada um.

O plano de vida espiritual consiste em ter umas práticas de piedade ao longo do dia, a fim de tratar a Deus, facilitar-nos sua presença e tratar de ser melhores, pois Jesus Cristo disse “sede perfeitos como meu Pai celestial é perfeito” (Mt 5,48). Pode-se começar por ter alguns hábitos e ir assumindo outros pouco a pouco.

(a) Oferecimento de obras: Ao iniciar o dia, podemos dizer a Deus: “Servirei” e oferecer as obras, alegrias e sofrimentos deste dia por uma ou várias intenções, pela salvação das almas e em união com o Santo Sacrifício da Missa em todo o mundo. Temos de ver cada dia como um novo dom de Deis. Para o oferecimento de obras, podemos usar a fórmula do Apostolado da Oração.

(b) Oração: Em um lugar tranqüilo, na Igreja ou na rua pode-se orar com simplicidade, conversar com Deus como falamos com nosso melhor amigo. Pode-se iniciar fazendo de 10 a 15 minutos de oração mental usando os Santos Evangelhos ou Caminho (Josemaria Escrivá de Balaguer) ou Falar com Deus (F. Carvajal) ou com algum outro livro de espiritualidade. Contamos a Jesus nossas alegrias, tristezas e desejos. Pedimos que Ele venha em ajuda de nossos esforços para sermos melhores. Santa Teresa de Jesus diz que quem faz 15 minutos diários de oração, salva sua alma. Escreve: “Não é outra coisa a oração mental, a meu parecer, senão tratar com amizade, estando muitas vezes tratando a sós com quem sabemos que nos ama” (Vida 8,5).

(c) Santa missa: A Missa é a renovação do Sacrifício de Cristo na cruz, mas de forma incruenta. Tem graças infinitas, mas nossa capacidade é muito limitada e pode colher só um pouco do muito que nos oferece. Podemos participar da Missa todos os dias fazendo dela o centro de nossa vida interior. Temos de participar dela com a mente despertada e com o coração enamorado, apaixonado. Convém, após a Santa Missa, permanecer por 10 minutos dando graças, pedindo perdão e rezando por nossos entes queridos.

(d) Leitura do Evangelho e de algum livro espiritual: Se, como cristãos, somos “o sal da terra e a luz do mundo” (Mt 5,13), devemos conhecer a vida de Jesus Cristo escrita no Evangelho; esta leitura deve ser meditada, contemplada. Podemos dedicar-lhes 5 minutos à leitura da doutrina de nosso Senhor contida no Evangelho e 10 minutos á leitura de um outro livro de espiritualidade.

(e) Ângelus e Regina Coeli: Ao meio dia, cristãos de todo o mundo põe-se diante da Virgem Maria para rezar a breve oração do Angelus (no tempo pascal do Regina Coeli), na qual se recorda o momento central da história: a Encarnação do Filho de Deus (no tempo pascal, a ressurreição do Senhor).

(f) Visita ao Santíssimo: Em algum momento do dia podemos visitar a Jesus, presente no sacrário, esperando que algum de seus amigos se lembre dele. Aí está Jesus, com seu Corpo, Sangue, Alma e Divindade, oculto para sarar as nossas feridas ou iluminar a nossa mente. Olho para Ele e Ele me olha.

(g) Salve Rainha: Aos sábados podemos fazer uma pequena mortificação em honra a nossa Senhora e rezar a Salve Rainha com amor e devoção.

(h) Santo Rosário: A Virgem Maria pediu em Fátima e em outros lugares que rezemos o Rosário diariamente, já que é a arma mais poderosa para vencer as borrascas da vida interior. Durante sua recitação, contemplamos os mistérios da vida do Senhor.

(i) Exame de consciência: Ao anoitecer, podemos fazer uma parada de 2 ou 3 minutos para examinar como vivemos o dia de hoje. Pedimos luzes a Deus e examinamos a consciência: “O que fiz de bem? O que fiz de mal? O que posso fazer melhor amanhã? Como posso melhorar a caridade e a humildade? Pedi perdão a Deus e aos demais, caso tenha sido necessário?...”

(j) Confissão frequente: Cada semana ou a cada quinze dias, podemos acorrer à Confissão para limpar e fortalecer a alma. É preciso ir à Confissão com um exame de consciência bem feito, com dor sincera dos pecados e o propósito de emendar-se. Ao terminar, reza-se a penitência designada. Este é o Sacramento da Misericórdia de Deus, que renova o coração humano. Este sacramento é absolutamente necessário para o perdão dos pecados.

(k) Água benta: Antes de dormir, podemos aspergir um pouco de água benta na cama e fazer o sinal da cruz com ela sobre nós, pedindo a Deus que perdoe as faltas cometidas. A água benta é um sacramental que perdoa os pecados venais. Santa Teresa de Jesus diz que de nada foge mais o demônio do que da água benta.

(l)Via-sacra: Às sextas-feiras podemos dedicar um momento para rezar a Via- sacra.

(m) Presença de Deus: Deus está em todas as partes. Deus quer que nos lembremos dele. Mas nós nos esquecemos muitas vezes. Por isto, pode ajudar-nos o rezar orações curtas, tiradas do Evangelho e de outras fontes, repetidas muitas vezes durante o dia: “Senhor eu creio, mas aumentai a minha fé”, “Senhor, Tu sabes tudo, Tu sabes que eu te amo” e outras. Esta prática nos leva a afinar a consciência. Se vivermos na presença de Deus, nunca nos sentiremos sozinhos.

0 Obras Novas comentaram:

Postar um comentário