sábado, 26 de fevereiro de 2011

Olhar interior - Confiança em Deus

[Olhar interior: uma nova série de posts para todos nós refletirmos sobre nossa conduta e nossa missão. A inspiração vem de lindas mensagens contidas em imagens encontradas pela internet.]


Basta-te a minha graça


O que fazer quando não conseguimos mais? Como reagir diante dos fracassados propósitos que fazemos para mudar, amar, sermos santos, fiéis a Deus, a vocação, ao nosso estado de vida, oração, família, profissão... É desanimador ver que as forças, desejos, motivações e intenções tão firmes de outrora falham e que caímos inúmeras vezes nas mesmas imperfeições e pecados que dávamos até por vencidos. O que será de nós? O que será de mim? Como disse o Senhor a Paulo: “Basta-te minha graça”. Deus é quem dá a Palavra. Jesus é o grande Rei, o Pastor, o Salvador e o Pai colocou tudo em suas mãos. A graça que recebemos não é em vão!

Lembremos do caminho dos discípulos de Emaús, a sua desilusão, o vazio interior, acreditaram no seu Mestre e de repente viram tudo aparentemente acabado durante aqueles três dias. O profeta que ia liberar Israel havia morrido. Como não estavam aqueles corações? O deserto interior que viviam, como não deviam estar sem chão. Os discípulos sem o Mestre. Ovelhas sem pastor. Mas muitas vezes em nossa vida espiritual passamos e vamos passar por isso. Porque esse caminho no qual precisaremos lembrar das promessas de Deus para não desfalecermos. Algumas vezes Jesus precisará prosseguir um pouco (Lc 24, 28) para que do nosso coração brote a linda, profunda e por vezes dolorosa frase: “Fica conosco Senhor, porque a tarde está caindo e o dia já começa a declinar.” (24,29)

Fica comigo Senhor, porque sem a tua graça nada posso, nem levanto, nem me deito, nem respiro. As quedas já são certas pela nossa pobre condição, porém muito mais certa é a mão do Senhor para nos socorrer, pois a mão de Deus não é curta para nos salvar. Sempre, sempre temos uma chance!

Esquecemos facilmente que Deus está conosco e não deixa que as trevas apaguem a caridade em nós. Quanto mais dependentes de Seu amor mais felizes, porque ninguém melhor do que o Senhor para cuidar de nós. Quantas vezes não sabemos como fazer, não entendemos, mas o Senhor sabe tudo. A Sua misericórdia é penetrante, o seu amor é uma potência capaz de renovar, ressuscitar tudo o que está morto em nós. A cada dia tantos homem tenta aniquilar Deus, no hedonismo e na superficialidade das coisas, mas a realidade é: o amor nobre do Senhor nunca falha. Ao contrário do que muitos pensam os mandamentos longe de escravizar e matar nos fazem viver porque “a glória de Deus é o homem vivo.” (Santo Irineu).

Aproveitemos das nossas quedas para crescer no amor. Ressuscitemos. Sejamos inteligentes em não nos deixarmos esmagar pelo peso dos nossos pecados, sejamos filhos, não escravos. Como filho podemos gritar: “Fica comigo!” Qual o pai que resiste ao pedido humilde de um filho frágil e doente. “Tendo pois um Sumo Sacerdote eminente que atravessou os céus, Jesus, o filho de Deus, permaneçamos firmes na confissão da fé. De fato, nós não temos um Sumo Sacerdote incapaz de compadecer-se das nossas fraquezas, a nossa semelhança, Ele foi provado em tudo, sem todavia pecar.” (Heb 4, 14-16).

Eis o tempo favorável, tempo de amar, de amar na gratuidade, de amar na dor, de amar por amar, de amar e se levantar, de recomeçar, deixando de ser herói mas desejando ser santo. O santo cai e levanta, mas o orgulhoso não porque mesmo caído não admite que caiu.

0 Obras Novas comentaram:

Postar um comentário