quarta-feira, 27 de julho de 2011

Olhar Interior: Os traços da maturidade


O homem contemporâneo, solicitado por estímulos que o bombardeiam dia e noite, sente dificuldades em efetuar uma síntese harmoniosa de todas as suas potencialidades que trás no corpo e na alma. Nem sempre a educação que recebe na família, escola ou mesmo na Igreja ajuda o homem, oferecendo subsídios fundamentais para conseguir esta síntese harmoniosa que leva ao perfeito amadurecimento.

Este estudo pretende auxiliar o jovem neste fascinante caminho junto com Jesus de busca desta harmonia interior, desta plenitude de vida: "Eu vim para que todas as ovelhas tenham vida, e a tenham em abundancia" (Jo 10,10).

A partir da Graça de Deus, veremos como o homem pode lançar se nesta aventura do desenvolvimento de todo seu potencial humano: corporal, psíquico, afetivo, social e espiritual, até desabrochar uma personalidade saudável, feliz, ativa e criativa, cheia de graça, "até atingirmos o estado de homem perfeito, a estatura da maturidade de Cristo". (Ef 4,13).

O processo de maturidade dura a vida toda, pois a pessoa humana nunca é completamente amadurecida. Para darmos passos concretos de crescimento neste longo caminho de busca da maturidade, que pode ser entendido como busca de santidade, ou da "vida em abundancia" ou ainda da plenitude de todas as nossas capacidades e talentos, precisamos refletir os traços da maturidade humana.

A RCC Jovem aproveitou o estudo escrito pela Comunidade Shalom para publicar cada um dos seis traços em sua página de formação. Nos links a seguir é possível ler as reflexões: 1° traço: Prevalência da extroversão; 2° traço: Domínio sobre a afetividade; 3° traço: Prevalência do amor oblativo; 4° traço: Avaliação objetiva de crítica; 5° traço: Sentido da responsabilidade; e 6° traço: Capacidade de adaptação.

À luz do Espírito Santo de Deus, pretendemos contribuir neste processo lento e maravilhoso do nosso amadurecimento integral.

0 Obras Novas comentaram:

Postar um comentário