terça-feira, 12 de julho de 2011

O exemplo de quem sabe tudo sobre liderança

por Padre Henrique Santos Filho

Quando iniciou o seu ministério, Jesus chamou quatro pescadores do mar da Galiléia e lhes disse: “Vinde após mim, e eu farei que vos torneis pescadores de homens” (Mc 1,17). Naquele dia, Jesus assumiu um sério e ousado compromisso. Até então aqueles homens nunca haviam pensado em ministério religioso. Não conheciam a mente de Deus nem a psicologia humana. Não tinham preparo teológico, missionário ou acadêmico. Não amavam o suficiente nem eram pacientes. Os defeitos pessoais pesavam mais do que as virtudes. Cada um queria ter maior privilégio que o outro.

Mas aquele a quem chamamos de o Mestre dos mestres deu conta do recado. O sucesso absoluto de Jesus como preparador e treinador de pescadores de homens veio através das seguintes providências:

Convivência
Jesus os designou “para que estivessem com ele” (Mc 3,14). Eles estavam sempre com o Senhor - nas viagens, nas curas, nos milagres, nas conversas, nos atritos, na canseira, nas hospedagens e nas refeições. O contato era tão intenso que, mais tarde, o próprio Sinédrio reconheceu que Pedro e João “haviam estado com Jesus” (At 4,13).

Estágios
Os evangelhos dizem que “chamou Jesus os doze, e começou a enviá-los a dois e dois” (Mc 6,7), “a pregar o reino de Deus, e a curar os enfermos” (Lc 9,2). Muitas coisas só se aprendem fazendo.

Correções
Qualquer erro de interpretação, de conduta ou de reação cometido pelos apóstolos era imediatamente corrigido por Jesus. Apenas um exemplo: “Por que sois tímidos? Ainda não tendes fé?” (Mc 4,40).

Assimilação
Jesus deu aos apóstolos a capacidade de se apropriarem progressivamente de sua autoridade, idéias e sentimentos. Graças a este processo de aprendizagem, Pedro e João declararam ao Sinédrio: “Pois nós não podemos deixar de falar das coisas que temos visto e ouvido” (At 4,20). Em suas cartas, tanto João (1 Jo 1,1-3) como Pedro (2 Pe 1,16-21), insistem no fato de que o ensino deles está firmado naquilo que eles ouviram, viram e apalparam com as próprias mãos.

Ora, o resultado fantástico que Jesus obteve no preparo da liderança só é visto no livro de Atos. Por maior que seja a influência do Pentecostes sobre os apóstolos, não se deve desprezar a parte que coube ao próprio Jesus, no período imediatamente anterior ao derramamento do Espírito. Jesus de fato transformou aqueles pescadores de peixes em pescadores de homens, exatamente de acordo com o compromisso assumido às margens do mar da Galileia.

Jesus não mudou. Hoje, como há dois mil anos, ele deseja operar a mesma transformação na vida dos seus discípulos. Você está pronto?

0 Obras Novas comentaram:

Postar um comentário