domingo, 31 de julho de 2011

A beleza real


Já faz bastante tempo que se vem criando uma imagem distorcida do significado da beleza, principalmente, a da mulher. Propagandas são realizadas para ferir a autoestima das pessoas e fazê-las com que se iludam com a futilidade de uma beleza idealizada, irreal. Esse é um dos meios pelos quais a sociedade se infesta de contravalores e cai nas ciladas contra a feminilidade e a favor da “mulher-objeto”. Em maior parte, os jovens e os adolescentes são influenciados.

Nesse contexto, falar de valores é algo “fora de moda” para quem não se preocupa com sua integridade, mas muito importante para quem deseja compreender o verdadeiro conceito de beleza. De fato, cada vez mais pessoas estão cegas com a visão irreal sobre a busca pela perfeição e, infelizmente, acreditando em muitas loucuras espalhadas por aí. Isto é muito perigoso, pois pessoas se anulam em troca de coisas dispensáveis às suas existências. Por isso, é necessário nos questionarmos: o que há de interessante numa beleza irreal?

Se "nada" for a resposta, por que aceitamos as mentiras que tentam nos convencer que o comum é ter a imagem perfeita, o carro perfeito, a casa perfeita, o parceiro perfeito, e assim em diante? E mais, até quando aceitaremos tanta enganação?

É através desses questionamentos que precisamos aceitar a realidade e viver dignamente; esquecer de olhar somente os defeitos e investir nas qualidades, sem exageros; adquirir valores mais humanos. Podemos começar tendo o nosso próprio ponto de vista acerca de nossa missão, para sabermos usar nossos dons a serviço do bem e não apenas de nós mesmos. As pessoas nunca alcançarão a perfeição física, e se não forem, no mínimo, íntegras, estarão muito longe de uma vida feliz.

As figuras mais incríveis (Jesus Cristo, Madre Teresa, São Francisco de Assis e muitos outros) que conheço não se vangloriam de seu físico e não o exploram, ao contrário, transparecem o amor que possuem por si e, principalmente, pelos irmãos. Observo nelas o verdadeiro auge da autoestima. Por isso, devemos ser reais, amar-nos e investir em nossa beleza interior. Não há nada mais belo do que sermos admirados por quem realmente somos.

O Destrave divulgou no Twitter a próxima reportagem que farão e que será sobre a #DitaduraDaBeleza. O @gobranova, além de relembrar deste post de 2009, coletou esse artigo da @ndemartino para incentivar o estudo sobre um tema que permeia o cotidiano de todos os jovens. O mais legal é que quem gosta de escrever pode enviar uma matéria sobre o assunto a partir deste formulário no site do projeto. Corre lá!

0 Obras Novas comentaram:

Postar um comentário