segunda-feira, 8 de março de 2010

Anônimas ou não, as mulheres são forte presença na Igreja


(via C'est la vie?)
por
Maria de Fátima da Costa Magalhães Demartino

O dia 08 de março é a data fixada pela Organização das Nações Unidas como O Dia Internacional da Mulher. Este dia foi escolhido para lembrar as conquistas obtidas e os direitos que precisam ser conquistados pelas mulheres de todo o mundo.

Que a mulher ainda sofre discriminação no mundo atual todos sabemos. Porém, é preciso refletir também sobre as relações que as mulheres estabelecem em nossa sociedade, nos diversos papéis que elas exercem como mães de família, como trabalhadoras do lar, como educadoras, como profissionais, como políticas, como protagonistas da história, como formadoras de opinião.

Além desses papéis, merece destaque a presença da mulher na Igreja. Nas Sagradas Escrituras encontramos diversas mulheres que foram protagonistas de grandes mudanças, dentre elas ressaltamos: Judith, Ester, Ruth, Ana e a mais especial de todas, Maria, sobre a qual o Capítulo VIII, artigo 56 do Compêndio do Vaticano II afirma:
Quis, porém, o Pai das Misericórdias que a encarnação fosse precedida pela aceitação daquela que era predestinada a ser Mãe de seu Filho, para que assim como a mulher contribuiu para a morte, a mulher também contribuísse para a vida.

Essas mulheres são exemplos de fé, coragem e determinação que todos nós devemos ter para superarmos os desafios do mundo atual. Mas, a história da Igreja continua a ser escrita por tantas outras mulheres, como Santa Clara, Madre Tereza de Calcutá, Madre Paulina, etc. A lista das que ficaram conhecidas é grande, entretanto a lista das mulheres anônimas que ainda hoje buscam a santidade, lutam pela paz e sustentam a Igreja é ainda maior. Elas permanecem firmes nas situações mais adversas, como no caso da última enchente que ocorreu em nossa cidade. São mulheres de fé e mulheres guerreiras num mundo de contradições.

A todas essas mulheres queremos homenagear, agradecendo por tudo que representam para a sociedade e de um modo especial para a Igreja.

Mais sobre o assunto
Feminilidade em:

A corrente da feminilidade
A beleza real
○ Inspire-se nas grandes mulheres da Bíblia
I e II
Utopic?! Um jovem custa muito pouco

0 Obras Novas comentaram:

Postar um comentário