segunda-feira, 29 de março de 2010

IV Encontro Arquidiocesano de Coordenadores da Juventude


[A Pastoral da Juventude da Arquidiocese de Florianópolis está com uma nova estrutura: a partir de 2010 contará com a formação de coordenadores comarcais e coordenadores paroquiais.

Como um grande passo, foi realizado o IV Encontro Arquidiocesano de Coordenadores da Juventude. O GON conta com a participaçõa de dois integrantes na representação comarcal. Aos interessados segue o relatório da reunião.]



ARQUIDIOCESE DE FLORIANÓPOLIS
PASTORAL DA JUVENTUDE

RELATÓRIO
Florianópolis, Monte Verde, 28 de março de 2010
IV Encontro Arquidiocesano de Coordenadores da Juventude
Com os representantes comarcais


SANTA MISSA

O dia começou com a celebração da Missa de Ramos presidida pelos Pe. Vitor Feller e concelebrada pelo Pe. Alcides Albony. Durante a mesma foi lida a provisão assinada pelo Bispo Dom Murilo e foram apresentados à comunidade local os coordenadores comarcais da juventude. Os jovens provisionados são:

Comarca de Itajaí: Daniel Schmidt Casas, Natália Demartino e Fernando Marquetti.

Comarca de Brusque: Maiara Cristina Nascimento e Elisangela Dãobroski Dutra.

Comarca do Estreito: Eduarda Bosoni e Luiz Henrique Schimidtt.

Comarca de São José: Jean Ricardo e Narrimam Conte Cruz.

Comarca de Santo Amaro: Regiane Schappo e Géssica Bernardo.

Comarca de Tijucas: Letícia Espíndola e Wilian Voss.

Comarca de Biguaçu: Gisleyne Maria Anacleto, Gilmar Schmitz e João Batista Sartori.

Comarca da Ilha: Anayara Soares Rovaris e Jonatan Felipe Schtz.

Porém, não compareceram os jovens das comarcas de São José, Santo Amaro e Tijucas.


ORAÇÃO INICIAL

Após a Santa Missa, os jovens dirigiram-se para um delicioso café. Em seguida, iniciou-se a oração e fez-se a leitura do texto bíblico: Lc 8,9-15. Essa mesma leitura foi feita e refletida durante as reuniões comarcais.


CONTEXTUALIZAÇÃO

Primeiramente, o secretário arquidiocesano da PJ, Guilherme Pontes, distribuiu o Plano Pastoral a todos os presentes. Apresentou as idéias definidas pela Assembléia (junho/2009), explicando os tópicos escutar, falar e fazer que compunham sua estrutura.

Pormenorizando:
Escutar: ouvir o testemunho dos jovens sobre a situação dos grupos.
Falar: explicar a estrutura, a organização e a metodologia da PJ.
Fazer: projetos assumidos a nível arquidiocesano e pelos grupos: Dia Nacional da Juventude, Retiro de Coordenadores, Missões Jovens, Oficinas, Escola da Juventude, Curso de Assessores, Jornada Mundial da Juventude, Coordenações Paroquiais, Coordenações Comarcais, Formação de novos grupos, Reunião com padres e lideranças, Relação com outras pastorais e movimentos, Materiais.

Guilherme leu a proposta escrita no Plano Pastoral, especificando cada tópico supracitado, bem como comentou sobre os encontros comarcais e a presenças das paróquias. Tais encontros se encaixam na ação assumida para formar coordenações comarcais. Isso gera uma nova estrutura para a PJ (níveis comarcais), que terá reuniões periódicas a cada 3 meses. O eixo que norteia as reuniões é oração-partilha-definições.

Em seguida, foram entregues imãs de geladeiras com o cronograma dos encontros de 2010.


PRIMEIRA PROBLEMATIZAÇÃO

Seguindo a ordem da pauta foi lançada a primeira problematização: “Qual a realidade da nossa comarca? Como podemos chegar mais próximos dos grupos e auxiliá-los de uma melhor forma? Como podemos trazê-los para os encontros comarcais? Quais os meios para atraí-los? Quais atividades podemos desenvolver?”

Então, foram compostos dois grupos: (a) Comarcas: Itajaí e Brusque; (b) Comarcas: Ilha, Estreito e Biguaçu.

Exposição de idéias da primeira problematização:
(a) Segundo o grupo, a comarca é fechada, desunida e pouco representada. Para que este cenário mude será necessário: visitar as paróquias e coordenações; criar grupos de e-mail e MSN; investir em marketing e propaganda; elaborar materiais formativos e informativos (diretrizes e cronogramas); promover dias de lazer/ confraternização.

(b) Segundo o grupo, a comarca é pouco integrada. Há também pouco apoio dos párocos em certas comunidades, bem como se encontra dificuldades no diálogo entre grupos da PJ e da RCC. As soluções propostas foram: trazer o projeto de Jesus Cristo para a realidade da comarca, como mostrado no livro “Civilização do Amor”; e fortalecer as coordenações paroquiais e a integração dos grupos de jovens através da partilha e de formação.

Após, Guilherme finalizou dizendo que independente do carisma do grupo, todos os jovens, sem exceção, devem ser procurados, a fim de que se quiserem, participem das reuniões comarcais. A contribuição individual de cada um é essencial para que a mudança aconteça. Todos foram almoçar.


SEGUNDA PROBLEMATIZAÇÃO

A parte da tarde começou com uma animação. Iniciou-se a discussão acerca da segunda problematização: “Como vão funcionar os encontros comarcais? Os temas serão os mesmos? As atividades serão as mesmas? Como faremos decisões? Como acontecerão estas relações?”. Os grupos de debate foram os mesmos da parte da manhã.

Exposição de idéias da segunda problematização:
(a) encontros comarcais devem funcionar de forma dinâmica, expondo as realidades das comarcas, porque apresente soluções possíveis e se chegue à tomada de decisões. Como temas sugere-se que sejam os mesmos em todas as reuniões, salvo assuntos extraordinários (eventos, urgências). As atividades devem ser realizadas de forma que abordem os problemas da comarca, e tentem amenizá-los ou solucioná-los. As decisões serão feitas mediante debate e acordo entre os participantes, sem desviar das diretrizes da juventude católica da Arquidiocese de Florianópolis, contidos no Plano Pastoral.

(b) Primeiro, deve-se estruturar a “equipe” das reuniões comarcais, e a partir disso, apoiar os grupos em suas atividades e na sua solidificação. O tema principal deve ser a estruturação paroquial.

Foi então que surgiu a polêmica: “Quem deve participar dos encontros comarcais?”. A decisão foi que tanto coordenadores paroquiais quanto coordenadores de grupos poderão participar, mas que tal participação dependerá da realidade de cada comarca e da organização paroquial.


ENCAMINHAMENTOS

Como fruto das discussões será idealizado um folder informativo sobre a nova estrutura da PJ e seus objetivos para uma futura aprovação. Foram escolhidos os jovens: Eduarda Bosoni, Natália Demartino e Fernando Marquetti para realizar a tarefa. O prazo para entrega é de 21 dias a contar desta data.

Além do folder, será feita uma “pesquisa de campo” nas paróquias, a fim de mapear os grupos de jovens existentes na arquidiocese. Para tanto, Guilherme Pontes ficou responsável de elaborar uma planilha para ser preenchida durante o “mapeamento”.

Para as próximas reuniões será feito um convite escrito a cada coordenador de grupo com as assinaturas dos articuladores comarcais e do secretário arquidiocesano. O convite será repassado via e-mail a todos os articuladores, que terão a missão de entregá-los aos coordenadores paroquiais e/ou coordenadores de grupo.


RECADOS

Cada articulador tem sua cópia da provisão lida durante a Santa Missa de Ramos, o que torna sua atuação na comarca, a priori, incontestável pela mesma.

Dom Murilo Krieger convida os coordenadores comarcais para a celebração de seu Jubileu de Prata de Ordenação Episcopal, que acontecerá no dia 28 de abril de 2010, às 19h, na Igreja Matriz São Luiz Gonzaga, em Brusque – SC.

Todos devem ficar atentos às reuniões comarcais de pastoral para poder participar e difundir a nova estrutura da PJ. As datas, os horários e os locais constam no cronograma arquidiocesano.

Durante o biênio 2010-2011 será realizada a campanha “Chega de violência e extermínio de jovens” visando a uma mobilização dos grupos de jovens para que debatam o tema e o levem para suas realidades e as mudem.

Em 2010, acontecerão duas escolas de formação: Escola da Juventude e Curso de Assessores. As datas, os horários e os locais constam no cronograma arquidiocesano. Todos são chamados a participar. Maiores informações poderão ser obtidas com a coordenação arquidiocesana da PJ.


ENCERRAMENTO

Depois de muito pensar e dialogar, o IV Encontro Arquidiocesano de Coordenadores da Juventude encerrou a pauta com uma oração final, na qual todos puderam expor seus sentimentos e pedir a luz do Espírito Santo para a nova caminhada. Com a benção do Pe. Alcides Albony, e certos de sua missão, todos se abraçaram desejando a paz e retornaram às comarcas, prontos para começarem uma eficaz articulação.

0 Obras Novas comentaram:

Postar um comentário