quarta-feira, 31 de março de 2010

Escola da Juventude e Curso de Assessores 2010


por Guilherme Pontes

A “Escola da Juventude” é uma escola de formação para jovens lideranças e o “Curso de Assessores”, é uma formação para os adultos, padrinhos, casal apoio dos grupos de jovens.

Ambas as formações acontecerão em três etapas (23 a 25 de abril; 03 a 06 de junho; 26 a 28 de agosto), na Casa de Retiros Caminho de Nazaré, em Enseada de Brito, com acompanhamento do Pe. Josemar, assessor eclesial da Pastoral da Juventude.

O Curso de Assessores a priori não tem limite de vagas, mas podendo ser igualado por paróquias caso exceda o espaço físico. A escola da juventude tem a possibilidade de 2 vagas por paróquia, podendo ser ampliada para 4, de acordo com a necessidade e disponibilidade de vagas. Cada etapa terá um custo de R$ 50,00 por jovem ou adulto, sendo que sugerimos que a paróquia possa pagar este valor.

As inscrições devem ser feitas através do e-mail pjuv@arquifln.org.br até o dia 19 de abril de 2010, sendo necessário mandar o nome do jovem, paróquia e e-mail para contato.


Proposta Programática da Escola da Juventude e Curso de Assessores

Escola da Juventude

A Escola da Juventude tem o objetivo de capacitar jovens líderes ao serviço da coordenação nos diversos níveis organizativos (grupos, paróquias, comarcas e dioceses) da Igreja.

1) A Mística das Pastorais da Juventude do Brasil - Marco Doutrinal e Celebrativo (1) Deus-Trindade (comunidade) presente na história dos pobres e dos jovens, (2) o Reino de Deus – a Civilização do Amor, (3) a Igreja “Povo de Deus”; (4) Maria, mãe da Igreja e da juventude; (5) expressões e vivência da fé juvenil e da Pastoral da Juventude, e (6) Vivência dos Mistérios de Deus no Ecumenismo

2) O Processo de Educação na Fé e ODJ (1) grupo como espaço de formação para conscientização (para a criticidade), (2) a formação para o amadurecimento da fé; (3) as dimensões da formação integral; (4) Capacitação para o uso do Oficio Divino.

3) Dinâmica do trabalho com os grupos de jovens (1) a dinâmica de grupo, (2) tipologia e classe de grupos, (3) coordenação, liderança e participação no grupo, (3) metodologia e método de trabalho, (4) etapas de vida do grupo (5) planejamento pastoral, e (6) obstáculos do trabalho com o grupo.


Curso de assessores

O Curso de Assessores de Jovens da Arquidiocese de Florianópolis quer contribuir com o preparo intelectual, psicológico, teológico e pedagógico daqueles que se sentem chamado ao ministério da assessoria de jovens.

1) Ministério e identidade do assessor de jovens (1) identidade do educador/assessor como constituinte da vida da pessoa; (2) os saberes do assessor e sua autoridade no processo de mediação e acompanhamento aos jovens; (3) a Mística da assessoria: sua missionariedade e ministerialidade; (4) desafios atuais do acompanhamento da juventude na realidade moderna.

2) Realidade Juvenil: desafios e perspectivas (1) fenômeno atual da espiritualidade juvenil. (2) emergências que surgem no atual contexto da sociedade; (3) Retomar e aprofundar a gênese do sagrado na juventude (o divino no jovem).

3) Aspectos Pedagógicos e Metodológicos do acompanhamento (1) Compreender aspectos essenciais da metodologia da ação do assessor/educador de jovens, através do registro e planejamento, atentando para ações que motivem os jovens para a participação cidadã.

0 Obras Novas comentaram:

Postar um comentário