quarta-feira, 2 de junho de 2010

Festa de São João 2010


Por Glória Maria dal Castel In Informativo Paroquial O Precursor (junho/2010)

A solenidade de São João Batista é uma festa que preenche toda a comunidade. Este ano, consta do calendário oficial de comemoração dos 150 anos de Itajaí. O mês de junho é, portanto, um tempo próprio às comemorações de nosso padroeiro aliado aos festejos populares que se estendem de norte a sul do país. Mas, a riqueza está no sentido que damos á festa. Através dela resgatamos valores e tradições.

A festa tem valores e símbolos. Crianças, jovens e adultos, todos sem exclusão são chamados a participar. Tem comidas e bebidas típicas, música, danças, fogueira e atrações que remontam às origens de nossa cultura: quadrilha, pau de fita e boi de mamão. Nela podemos experimentar aquilo que desejamos que fosse constante em nós: alegria, partilha de alimentos, descontração, fraternidade, paz.

Pela festa somos projetados para o encontro com as pessoas e despertados à fé e amor ao padroeiro João Batista.

Por mais bonitos que sejam os enfeites e as atrações da festa, o centro da nossa fé e da nossa devoção deve estar nas celebrações da novena que antecedem o dia da festa e sobretudo na celebração da Santa Missa festiva em honra ao nascimento de João Batista.


Como se iniciou a festa?

Há 50 anos, quando um grupo de moradores se reuniu para organizar uma festa junina com a finalidade de angariar fundos para a construção de uma capela para celebrar a Santa Missa, surgiu a festa. Com o passar do tempo, a festa passou a ser considerada a maior expressão popular de Itajaí.

Falar da nossa história reviver na lembrança pessoas que se doaram por gestos de solidariedade, partilha e ações concretas pelo desenvolvimento econômico, social e espiritual.

Na história da Redenção, João Batista está entre as personalidades mais singulares: é o último profeta e o primeiro Apóstolo, enquanto precede o Messias e lhe dá testemunho.


Programação da Festa de São João

11/jun 20h30min Bingo de abertura*
18/jun 21h Show Pedro e Tiago
19/jun 21h Show Edu e Evandro
20/jun 21h Show Torre de Babel
21/jun 21h Noite cultural
22/jun 21h Grupo Irahê
23/jun 21h Show Cesar e banda
24/jun 21h Show Edu e Evandro
25/jun 21h Show João Vicente e Gabriel
26/jun 21h30min Show Cesar e banda
23h30min Queima da fogueira
27/jun 10h Missa festiva
19h30min Missa de Ação de graças
21h Show Carlinhos Musical
23h Queima de fogos

*Prêmios do Bingo de abertura: moto Suzuki Yes, TV 32” LCD, fogão 4 bocas, forno microondas, máquina digital e outros prêmios menores.
Valor da cartela: R$10

0 Obras Novas comentaram:

Postar um comentário