quinta-feira, 3 de junho de 2010

Corpus Christi

Adoração no Junius Sancti 2010


por Maria de Fátima da Costa Magalhães Demartino

Em várias regiões do país, e até no exterior a festa de Corpus Christi é celebrada com procissões e Missas. Sendo assim, é importante saber o significado desta data para os cristãos, pois, do contrário, acaba se tornando um simples ritual.

Para a Igreja tem sido um grande desafio despertar para a importância desse sacramento que é o cume da vida Cristã. "Rica em simbologias, a Eucaristia é, primeiro, a presença real de Cristo; segundo, o sinal da unidade da Igreja; e, por último, tendo o pão como símbolo, significa, igualmente, partilha" (Padre Lelo).

Sobre a real presença de Cristo o Catecismo da Igreja Católica (§1381) ressalta:
“A presença do verdadeiro Corpo de Cristo e do verdadeiro Sangue de Cristo neste sacramento ‘não se pode descobrir só pelos sentidos’, diz Sto. Tomás, ‘mas sim com fé, baseada na autoridade de Deus’. Por isso, comentando o texto de S. Lucas 22,19 (“Isto é o meu corpo que será entregue por vós”), São Cirilo declara: “Não ponhas em dúvida se é ou não verdade, aceita com fé as palavras do Senhor, porque Ele, que é a verdade, não mente.”

Assim, na ornamentação das ruas, junto com os materiais para a confecção dos tapetes é necessário colocar a fé na presença de Cristo na Eucaristia, viver a unidade através de gestos de compreensão e respeito, e promover a partilha tanto de bens quanto de sentimentos bons.

Deus de amor, nos te adoramos neste sacramento, Corpo e Sangue que fizeste nosso alimento. És o Deus escondido, vivo e vencedor, a teus pés depositamos todo o nosso amor.


Fotos da confecção dos tapetes no Orkut. :D

0 Obras Novas comentaram:

Postar um comentário