terça-feira, 22 de junho de 2010

Dom Murilo aos jovens

Mensagem de Dom Murilo aos jovens que participaram dos Encontros Comarcais de Coordenadores da Juventude de junho de 2010.

Caros jovens,

Das ricas mensagens de Eclesiastes 11, colho um pensamento: “Tira a angústia do teu coração...” (v. 10).

Se esse conselho é válido para todos, mais o é para os jovens. Afinal, o que deve caracterizar vocês é a alegria, irmã da esperança. Sei, contudo, que muitos poderão perguntar: Como manter viva a esperança num mundo marcado pelo individualismo, pelo consumismo e pela materialismo? Penso que a resposta está naquele convite de Jesus: “Vinde a mim todos vós que cansados e carregados de fardos, e eu vos darei descanso. Tomai sobre vós o meu jugo e sede discípulos meus, porque sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para vós. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve” (Mt 11,28-30).

Cristo, pois, nossa esperança, será nossa fonte de alegria – será a fonte da alegria de cada um e de cada uma de vocês. Mas, para que ele seja mesmo fonte de sua esperança, há necessidade de prestar atenção ao início de seu convite: “Vinde...” – isto é, joguem-se em meu Coração; coloquem nele suas preocupações, dúvidas e medos.

Portanto, o apelo do livro do Eclesiastes – “Tira a angústia do teu coração...” – tem sua resposta concreta e completa naquele que não quer lhes tirar nada, mas quer lhes dar tudo, para usar uma expressão do Papa Bento XVI, quando nos visitou e se dirigiu aos jovens.

Deus os abençoe! Deus abençoe cada um e cada uma de vocês!

Dom Murilo
Arcebispo de Florianópolis

0 Obras Novas comentaram:

Postar um comentário