domingo, 13 de junho de 2010

Dez pontos a se considerar


Família, namoro, masturbação, homossexualismo etc. Não deixe de ler e indicar aos seus colegas.

1. A família começa no casamento, e o casamento é um namoro que deu certo. Por isso, o namoro sério é importante para uma família séria. É o começo de tudo.

2. O que é namoro?
É a época da escolha do outro. Você escolhe bem o sapato a comprar, a camisa, etc…, também vai escolher a pessoa com quem vai construir a sua vida, a sua família e seus filhos.

3. Para que a escolha seja correta, é necessário: conhecer o outro (diálogo para revelar o mistério que é cada um de nós ); sinceridade (a mentira compromete a seriedade); confiança (vencer os ciúmes e brigas); namorar não é “ficar” sem compromissos.

4. O sentido do sexo. Tem dois sentidos: união do casal e procriação. Só tem sentido no casamento. Fora dele só traz problemas: gravidez precoce, filhos não desejados, abortos, doenças venéreas etc… A hora da vivência sexual não é no namoro, é no casamento. Para tudo tem hora certa. Amar não é o mesmo que gostar. Gostamos de coisas (cigarros , laranja, manga) e as destruímos para o nosso prazer. Amamos as pessoas e não as usamos nem as destruímos. Amor não é sentimentalismo, romancismo, é um ato da vontade e pressupõe sacrifícios pelo ser amado.

5. Castidade e virgindade. Significa não viver o sexo nem antes e nem fora do casamento. Antes de haver castidade de atos, tem que haver castidade de sentimentos, pensamentos e palavras. É preciso fugir das ocasiões de pecado (namoro nos lugares perigosos, bebida, filmes e revistas pornográficas etc.). Bem-aventurados os puros de coração porque eles verão a Deus. Ser homem não é ser “macho”, é pensar com a cabeça e não com os orgãos sexuais. É se domar. O jovem que não aprende a viver a castidade quando solteiro, não será fiel á esposa depois de casado. É preciso a graça de Deus para viver a pureza (oração, terço, ajuda de Maria) Mesmo quem já perdeu a virgindade pode fazer a opção de vivê-la a partir de agora.

6. Masturbação. É uma desordem (pecado) porque é o uso egoísta do sexo, só por prazer. Deve ser evitado, com oração, trabalho, esporte, evitando assim a ociosidade e as ocasiões (livros e revistas pornôs, etc.). Muitos depois de casados continuam a se masturbar, por causa do hábito forte que formaram quando jovens. É como a criança que usa a chupeta…

7. O homossexualismo. Também é uma desordem. O relacionamento afetivo com pessoa do mesmo sexo não está no plano de Deus. A tendência ao homossexualismo ainda não é pecado, este existe se há aceitação e busca do relacionamento. Somos templo do Espírito Santo (cf. I Cor 3, 16. 19).

8. As drogas. Destroem a pessoa, retiram a sua capacidade de pensar livremente, aos poucos vai destruindo a saúde até a morte, se não for evitada. O uso da droga vai aumentando cada vez mais quando se vicia. O sujeito começa até a roubar para comprá-la. Evitá-la pela graça de Deus, oração, ajuda de um grupo de amigos de fé. A droga provoca depressão (suicídio às vezes), violência, crimes, etc.

9. Violência. Fugir dela porque é destruidora Não cultivar a violência. Cuidado com os filmes violentos da TV que destilam a violência no sangue do jovem. Cristo é amor, mansidão, paz. Estamos cercados de violência: por pensamentos, palavras e atos. Renunciar a toda violência em nome de Jesus e viver a mansidão e humildade.

10. Testemunhos sobre tudo que foi falado até aqui.

AQUINO, Felipe. Maranathá: encontro de jovens com Cristo. São Paulo: Cléofas, 2005.

0 Obras Novas comentaram:

Postar um comentário