quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

O culto aos Santos

por Maria de Fátima Demartino


O que representa para nós o culto aos santos?

Iniciemos nossa reflexão analisando a missão da Igreja no mundo. Aos olhos da fé a Igreja é santa e unida a Cristo é santificada por Ele e Nele tornou-se também santificante. Com isso todas as suas obras tendem à santificação dos homens em Cristo e à glorificação de Deus (SC 10). Assim com essa autoridade que recebeu de Jesus, declara santos(as) aqueles(as) que conseguiram chegar ao auge da vocação cristã. Mas isso não significa afastar-se do culto devido a Jesus Cristo e a Deus Pai, na unidade do Espírito Santo, porque todo santo é apenas um reflexo da Santidade de Cristo. Portanto, ao cultuarmos um santo estamos louvando e agradecendo ao Pai pelos dons concedidos a eles e manifestando nossa fé no Poder de Deus.


Quem são os santos?

Todos nós somos chamados à santidade, sobre essa afirmação o apóstolo Paulo declara: Bendito seja o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo: Ele nos abençoou com toda bênção espiritual, no céu, em Cristo. Ele nos escolheu antes de criar o mundo para que sejamos santos e sem defeito diante dele, no amor (Ef 1,3-4). Essa é a verdadeira vocação cristã. Homens ou mulheres a quem a Igreja proclama santos, são testemunhas do Amor e da Misericórdia de Deus, viveram o mandamento maior e por isso receberam o prêmio. Elas foram especiais, porque enquanto estavam aqui na Terra intercederam junto a Deus pela saúde e pelo bem estar dos seus semelhantes. No entanto, essa expressão do amor fraterno não pode ser extinta pela morte, por isso, Deus encarregou-se de mantê-la viva. Foi o próprio Jesus quem afirmou O Deus de Abraão, Isaac e Jacó não é Deus de mortos, mas de vivos (Mc 12,27).


Como devemos cultuar os santos?

Sejamos prudentes! É preciso distinguir o que é culto de veneração e o que é culto de adoração. Somente a Deus adoramos. Aos santos rogamos a sua intercessão por nós junto ao Pai. Sobre isso o professor Felipe Aquino explica que
O que não podemos é prestar um culto idolátrico ou supersticioso a eles, fazendo do seu culto algo meio mágico para obter as graças. . A devoção aos Santos exige um esforço do cristão de viver uma vida de santidade, conforme a vontade de Deus, segundo o Evangelho e o ensinamento da Igreja. Aí sim, tem sentido a devoção necessária a eles (O culto aos santos).

Desse modo, o melhor culto que podemos prestar aos santos é viver o amor como eles viveram. É seguir o seu exemplo de fidelidade, buscando a perfeição, abraçando as coisas que não passam, cultivando o verdadeiro tesouro que o tempo não destrói.


Quem pode ser santo?

Muitas vezes acreditamos que a santidade não está ao nosso alcance, mas Deus não faz distinção entre as pessoas. Ele quer salvar a todos, não quer que nenhuma ovelha fique perdida. Sabemos que é difícil, mas o próprio Jesus nos alertou que a porta é estreita, disse que sofreríamos, porém garantiu que estaria conosco! E acrescentou, ainda, que nada é impossível para Deus. Para superarmos os obstáculos do mundo em que vivemos, comecemos tirando a trave de nossos olhos, que nos impede de enxergar as maravilhas que Deus realiza em nossas vidas e sejamos como Francisco de Assis que via o amor de Deus em toda criatura. Devemos também arrancar de nossos corações todo sentimento de egoísmo, que promove a injustiça para que sejamos como João Batista, que denunciava a mentira e a hipocrisia e anunciava a verdade. A santidade que buscamos está em pequenas coisas, pequenos gestos que transformam o nosso dia-a-dia, foi isso que Teresinha do Menino Jesus nos mostrou. O que é preciso? Em primeiro lugar querer amar como Jesus amou, para poder praticar a Palavra que é fonte de vida.

Neste dia em que comemoramos a festa de Todos os Santos, deixemos de lado o que nos afasta da Graça de Deus e meditemos sobre essa verdade de fé. Não crer na existência e na intercessão dos santos é negar a Misericórdia Divina. Todavia, não podemos esquecer de que nada adianta cultuar um santo e não viver o seu exemplo de amor a Deus e ao próximo. E assim, mesmo nas adversidades do mundo atual, encontraremos o caminho, descobriremos os nossos dons e os colocaremos a serviço do Reino!

0 Obras Novas comentaram:

Postar um comentário