quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

A culpa é do carnaval?


Mais um ano se passou e agora o carnaval se aproxima. Já podemos observar nos meios de comunicação toda uma mobilização acerca de seus espetáculos em todo o país. Com eles, vêm a alegria, o ritmo e a diversão, mas aonde terminam as brincadeiras e começam os excessos?

É certo que há gente que vê tudo de errado no carnaval, enquanto outros não veem nada de errado. Mas, a verdade é que há limite para a diversão e perceber nossas limitações não é uma coisa que todo mundo costuma fazer. Por isso, assumir uma postura extremista é algo perigoso.

Se lembrarmos, ao menos, de algumas “regrinhas” evitaremos maus pensamentos e suas consequências. Assim, notaremos que a bebedeira, a gula, a luxúria e a falta de escrúpulo não vêm de Deus e não são culpa do período carnavalesco; são de origem dos maus costumes perpetuados na sociedade através do tempo. Além disso, essas situações apenas denigrem nossa busca pela santidade, pois não incentivam a vivência da castidade, da temperança e, principalmente, do amor ao próximo.

Também, não nos impulsionam a praticar os ensinamentos de Jesus. Ele, sim, é o único caminho para a redenção do homem. E, enquanto não agirmos sensatamente, perderemos a razão, afundaremos na promiscuidade e na libertinagem do carnaval. E, quanto mais tarde percebermos que atos imorais não têm nada de humano, muito menos de cristão, mais desconheceremos nosso limite.

Tenha uma abençoada e santa comemoração!

0 Obras Novas comentaram:

Postar um comentário