segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Encontro Pós Eucaristia 2010

ADOLESCÊNCIA: CAMINHADA PASTORAL

“Feliz és tu se temes o Senhor e trilhas seus caminhos!” Salmo 127, 1

Como fazer com que os adolescentes despertem para o serviço pastoral?

Muitos são os entraves que dificultam a caminhada de adolescentes e jovens no serviço pastoral, dentre eles está ausência e omissão da família. Pois, observa-se que alguns pais se preocupam bastante com o futuro profissional de seus filhos e acabam deixando o compromisso com a Igreja para mais tarde. O problema é que quando não se tem uma vivência pastoral, desde cedo, fica muito difícil despertar para o serviço na Igreja.

O espaço que se deixa entre a primeira Eucaristia e a Crisma frequentemente é ocupado pelos atrativos do mundo atual, que os distanciam ainda mais da espiritualidade cristã. Por isso, lamentavelmente, muitos pais que tem uma participação ativa na comunidade não conseguem que seus filhos tenham uma vivência de comunidade.

O fato é que caminhada se constrói aos poucos, não ocorre por acaso ou repentinamente. É fundamental saber aonde e como se quer chegar. Claro, que para cada um a medida é diferente, mas o compromisso é o mesmo, é com o Cristo. O problema é que se chega à idade adulta com a mesma fé alimentada na primeira Eucaristia, nada foi acrescentado. Então, como vencer os desafios impostos pela sociedade?

Não podemos nos omitir diante dessa realidade. Precisamos tornar a Igreja acessível e agradável a todos. Para isso é importante valorizar as pastorais que trabalham desde a infância até a adolescência e também com a juventude. Alguns eventos são realizados para atraí-los, e é compromisso da comunidade fazer com que haja mais participantes, divulgando e incentivando em suas famílias e até mesmo na vizinhança. As pastorais foram criadas, mas onde estão os participantes? Como surgirão outras? Como as que já existem se sustentarão?

No dia 27 de fevereiro, a Pastoral da Adolescência realizará no Salão Paroquial o EPE (Encontro Pós-Eucaristia), para todas as crianças que já fizeram a primeira Eucaristia. O evento envolverá matriz e comunidades. Portanto, para que seja realizado com êxito, é necessária a divulgação por parte de todos.

Vale lembrar que além desse evento, outras pastorais realizarão atividades durante o ano, que serão divulgadas posteriormente. Assim, é fundamental que a comunidade faça a sua parte, pois elas precisam da colaboração de todos os fiéis para que haja uma maior mobilização.

ENCONTRO PÓS- EUCARISTIA 2010

Data: 27/02/2010
Local: Salão Paroquial
Início: 15h
Término: Com a Missa das 19h30min
Quem pode participar? Aqueles que já fizeram a Primeira Eucaristia.

INSCRIÇÕES COM A PASTORAL DA ADOLESCÊNCIA: Fátima Tomio: 33494654/ Fátima Demartino: 33441992


"O que me preocupa não é nem o grito dos corruptos, dos violentos, dos desonestos, dos sem caráter, dos sem ética... O que me preocupa é o silêncio dos bons."

Martin Luther King

0 Obras Novas comentaram:

Postar um comentário