domingo, 9 de agosto de 2009

A vocação acontece na juventude

Você é sempre chamado. Mesmo que não saiba, dentro de você há uma voz que convida e diante da qual você se curva, sendo obrigado a dizer um sim ou um não. Quando você diz talvez, na realidade você está dizendo: agora não. Depois eu decido. Houve um não, disfarçado em talvez.

A grande verdade da vida é que ela vive dizendo sim e não e exige de nós uma resposta. Daí porque felicidade é saber dizer sim à vida, mesmo quando ela parece estar dizendo não ao nosso íntimo.

Quando o mundo tem necessidade de você e não recebe uma resposta, ele começa a ficar cada dia mais atrevido, até que você tenha a coragem de dizer qualquer coisa: sim ou não, mas responder você precisa.

Deus conta com você desde o dia do seu nascimento e já faz muito tempo que você está sendo chamado. Se você, rapaz ou moça, ainda não percebeu é porque não aprendeu a distinguir os sinais dos tempos. De você está dependendo muita coisa de hoje e de amanhã. É a história da semente eu deixou de ser plantada há vinte anos e que hoje não é árvore nem milhões de outras sementes, porque disse não à vida que lhe pediu que fosse para debaixo da terra, para que ela pudesse nascer de novo.

Quem vive dizendo talvez, não sei, quem sabe, pode ser, é em geral aquele que tem medo de dizer sim e tem medo de dizer não. O medo é o maior inimigo de uma vocação cristã, o risco, o mais notável componente, e a paz, o resultado mais concreto.

Quando Deus chama, você não vê, não ouve e não sente nada. Você apenas assimila e de repente começa a ficar inquieto pelo povo e pelo futuro. De repente você começa a entender que sua vida não tem nenhum sentido longe do povo de Deus. Aí então você assume plenamente seu matrimonio, ou o seu namoro, ou a sua vocação para o celibato e diz um sim para o que der e vier.

A partir daquele momento Deus o chama de amigo, não de súdito. A partir daquele momento o mundo o chama de irmão e não de líder. Não procure a voz de Deus, nem o seu vulto, nem os seus gestos, caso você queira saber se tem vocação ou não tem. Olhe para si mesmo e veja se você tem fome de justiça.

A caridade é o próximo passo. Não deixe que Deus fique chamando. Chame você também. Quando nascer o diálogo, a vocação terá se tornado uma realidade e você será um cristão segundo a vontade infinita e soberana do Pai de nosso Senhor Jesus Cristo.

OLIVEIRA, José Fernandes de (Pe. Zezinho). Coleção Compromisso: Um jovem custa muito pouco. São Paulo: Paulinas, 1976. p. 73-74.

0 Obras Novas comentaram:

Postar um comentário