quarta-feira, 5 de agosto de 2009

O que me entristece

Mundo de ateus, de cristãos que vivem como pagãos, de hereges, de supersticiosos levados por qualquer vento de doutrina e por aí vai…

Se está buscando uma vida fácil, então a sua não é a fé católica. Pelo menos faça uma opção. Se a vida católica não é para você, então faça outra coisa. Porém, se vai afirmar que é católico, que o viva. Viva a sua vida. Isso é o que necessitamos. Necessitamos de guerreiros. Necessitamos de santos na terra agora. Necessitamos de pessoas que dêem as costas para o pecado.
(Jim Caviezel, ator que representou Jesus no filme “A Paixão de Cristo”, em entrevista feita um ano antes de ser convocado por Mel Gibson para o papel)



Isso dói. Mas tem uma outra dor, uma outra tristeza, que me afeta intensamente. A dor daqueles que, dizendo-se católicos praticantes (terminho infeliz – ou se é ou não se é –, mas por vezes necessário), líderes de movimentos da Igreja, não são verdadeiramente Igreja. Luteros dos tempos atuais, será?

R-E-LA-T-I-V-I-S-M-O.

Se o Papa diz isso, não importa, eu não acho. Se tal dogma existe, eu não concordo. Contraria a minha opinião. Meu Deus, quanto achismo! É por tantos achismos imbecis – perdoem-me o termo – que a sociedade está tão confusa. Todo mundo tem liberdade de expressão – graças a Deus, Ele próprio nos conferiu o livre arbítrio -, não sou louca de contestar tal fato. Mas o que eu acho interessante é a capacidade das pessoas tratarem as suas próprias verdades como sendo a lei do universo. Não há fundamento nem científico, nem empírico, não há a busca da Verdade, há apenas achismo. Se a minha mente mirabolante foi capaz de criar tal teoria, é verdade. Por quê? Porque é. E ai de quem discorda.

Mas amados, como bem disse o Padre Paulo Ricardo em uma de suas palestras, sou eu que preciso me dobrar diante de Deus, Verdade Incriada, e não Ele se adaptar à minha mente limitada. Deus não cabe nos meus vãos devaneios… Ele vai além! Ele é Deus! Deus verdadeiro de Deus verdadeiro, Nosso Senhor Jesus Cristo. Se Ele instituiu a Igreja Católica, quem sou eu para contestar? Você tem o direito de crer no que quiser, mas eu grito no silêncio do meu coração: se for pra ser Católico Apostólico Romano, o seja de verdade. Ninguém te obriga, mas se for ficar, que seja por amor. Que seja para doar a vida, para abraçar a fé.

Voltai, ovelhas perdidas da casa de Israel. Conheçam antes de falar, pesquisem antes de sair criticando. Vamos parar de dar uma de jornalistas fuleiros que, baseados em uma frase fora de contexto, fazem uma matéria bombástica para se promover. Quem tem que aparecer é Jesus, e não a gente.

É engraçado que todo mundo pode falar o que quiser, mas quando a Igreja se pronuncia a mídia e a sociedade se revoltam. É fácil ter opinião contrária neste caso, né? É fácil polemizar assuntos quando se sabe que virão aplausos. Eu quero ver quem tem coragem de defender a sua fé em um meio que está todo mundo contra, em que ridicularizam a nossa Tradição, as Escrituras, o Magistério… Parafraseando Castro Alves, “levantai-vos, santos do novo mundo”. Não entende? Procure na fonte, no coração da Igreja – é, aquela Igreja que Jesus instituiu e que, em meio a tantos ataques até hoje está de pé e assim permanecerá, visto que “as portas do inferno jamais prevalecerão sobre ela” – os motivos, os porquês e a mística do Amor, que perpassa todo o entendimento.

Se quer falar besteira, fale em seu nome. Mas não fale como católico. Só se deve levantar uma bandeira quando realmente se acredita nela. Levantá-la e falar mal das cores, da textura, não convém. A Igreja é muito mais linda do que podemos enxergar, precisaríamos de uma visão sobrenatural para entender. Além disso, ela é mãe, e está pronta para acolher. “Ah, mas e o pecado dos padres? E as fofocas das doninhas?”…

Vamos tirar os olhos dos homens e colocá-los no Cristo. Maldito o homem que confia no homem, já nos diz a Palavra. Quem é chamado por Deus, o é por GRAÇA, e não por mérito. Não procure mérito nas pessoas, pois você corre o grande risco de se decepcionar, como muitas vezes já se decepcionou com si mesmo. A Igreja é a casa dos pecadores, são pecadores que você encontrará nela… Mas pecadores que reconhecem as suas limitações e, abandonados nas mãos do Senhor, lutam pelo Céu!

Abaixemos a nossa dura cerviz e peçamos à Virgem Santíssima a graça de nos conformar com o coração do Seu Filho Jesus. Querer o que Ele quer, pensar como Ele pensa. “Conhecereis a Verdade, e a Verdade vos libertará”. Que Jesus, a própria Verdade, converta o nosso coração de pedra e abra as nossas mentes para aquilo que não passa, e jamais passará. Concentremos a nossa esperança na Eternidade e as demais glórias e sabedorias mundanas cairão por terra. Como diz meu querido amigo Carlos Gonçalves, hoje seminarista do Instituto Verbo Encarnado: “quando conhecemos a Verdade, que é Jesus Cristo, a gente se liberta desse mundo de mentiras”.

Meus queridos, conheçamos a Verdade antes de pensar em abandoná-la! Experimentemos o que sentia Pedro ao dizer “aonde iríamos nós, Senhor? Só Tu tens palavras de vida eterna”. O resto é ilusão.


Marcela Giulia
Beleza Real



0 Obras Novas comentaram:

Postar um comentário