domingo, 1 de maio de 2011

João Paulo II, o Santo do povo



O papa mais importante e popular da história da Igreja Católica, João Paulo II, uma das mais influentes personalidades do cenário mundial no século XX e o homem que influiu tão concretamente nos destinos económicos e sociais da humanidade, alcança no dia 1º de Maio, em cerimónia de três dias que deve reunir mais de um milhão de pessoas em Roma, a hierarquia celeste católica e torna-se beato em tempo recorde. O próximo passo é a santidade.

Em 84 anos de vida, ele foi muitos homens num só. O órfão que fugiu do nazismo, o operário que passou fome, o actor amador, o aluno de seminário clandestino, o intelectual profícuo, o cardeal de ideias arejadas, um dos responsáveis pelo fim das repúblicas socialistas, o católico que desceu do pedestal e comunicou com as outras religiões, o homem que viajou o correspondente a 29 vezes a circunferência da Terra para propagar a sua fé.

Também foi aquele que fechou os olhos para o escândalo dos padres pedófilos, o responsável por engavetar e retroceder os avanços conquistados pelo Concílio Vaticano II (1962-1965), lufada de modernidade nos ritos católicos, a voz contrária ao homossexualismo, ao aborto, à camisinha, ao sexo antes do casamento...

Doente e alquebrado, expôs a sua finitude em praça pública e morreu como mártir. Karol Wojtyla, 26 anos de pontificado, o primeiro papa não italiano em 455 anos, será beatificado seis anos após sua morte, a 2 de Abril de 2005.

[ Escrito por Revista  ISTOÉ ]   

[continua ...] 

0 Obras Novas comentaram:

Postar um comentário