segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Um olhar cristão sobre o filme Avatar

O filme mais recente de James Cameron, Avatar, traz a história de uma exploração de minérios num planeta chamado Pandora, a aproximadamente seis anos luz de distância do planeta Terra. Para sobreviver ao ambiente de Pandora, os humanos utilizam mascaras de oxigênio e um humanóide Na’vi construído através de coletas de sangue e ligando o avatar ao homem através do nervo central, podendo assim sentir e se movimentar como um humanóide. O interesse dos humanos em Pandora é um minério nobre, que pode custar até dois bilhões de dólares por quilo. Porém a população nativa acredita que a natureza é uma divindade, Eywa como chamam, e também podem se ligar a plantas e animais através da ponta do cabelo, dessa forma eles montam em “cavalos” e aves para sua proteção. Numa expedição para Pandora o irmão gêmeo de um cientista, que haverá sido assassinado semanas antes, tomou rumo na expedição já que as características físicas são muito semelhantes e o DNA dos dois também. Assim Jake Sully, um ex fuzileiro paraplégico, desfruta da sensação de andar e correr com o seu avatar na base de testes.

No segundo dia com o avatar, em uma missão, Jake é separado dos companheiros por uma espécie de felino gigante, por tal fato ele acaba passando a noite na floresta desconhecida de Pandora. Mais tarde ao enfrentar novamente os animais da floresta ele encontra uma humanóide nativa, ela percebe nele uma reação estranha das sementes da “árvore das almas”, onde podem encontrar com Eywa, portanto ela o leva até o seu vilarejo e apresenta aos parentes, então é decidido que ele poderia ficar e aprender a viver como um Na’vi.

Essa não é para ser apenas mais uma sinopse do filme, pois todos os seus 150 minutos são ótimos e cada pessoa pode tirar uma interpretação da mensagem do autor pelo filme. Resolvi ater-me àquela que mostra claramente que nós humanos somos gananciosos. Jake durante o aprendizado se aproximou demais da garota humanóide, a ponto de perceber que os humanos iriam destruir todo um povo sem negociar pacificamente, bem como não acreditariam que a força divina que ajudava os Na’vi pudesse impedi-los.

É justamente nesse ponto que nós mais pecamos quando se trata de Deus. Quando dizemos a alguém que irá conquistar algo com ajuda de Deus, geralmente ouvimos: “Mas as condições do mercado não estão favoráveis...” ou “Mas você não tem capacidade para tudo isso...”, e certamente essa falta de fé nos mancha e desanimamos.

Por exemplo: no emprego um irmão está para ser promovido a gerente do setor. Quando conta a novidade para o colega o mesmo diz que ele não está apto para tal cargo, pois lhe falta amadurecimento. Se o cristão for abalado pelo comentário, corre risco de perder a oportunidade de subir mais um degrau na sua caminhada da carreira profissional. Porém, se estiver fortalecido na fé e ter certeza que Deus já conquistou isto para ele, o seu colega perceberá que fez um comentário infeliz. Tal maturidade vem da compreensão de que Deus é forte e que a fé nEle é essencial para gerar bênçãos.

Sabemos que Deus é Todo-poderoso, onipotente, onisciente e onipresente. Mesmo se estivermos sozinhos no vale da sombra da morte, Ele fará nossa proteção e assim tudo poderemos conquistar. Devemos ser ousados em Cristo, pois nEle está a nossa vitória. Devemos nos alegrar e agradecer por tudo o que Ele nos proporciona.

Para tanto, tenhamos fé e oremos sempre que pudermos, seja quando formos para o trabalho ou para a aula, seja embaixo do chuveiro ou antes de dormir. Precisamos aumentar nosso contato com o Pai, completar-nos com Deus, preencher o vazio da alma reservado a Ele. E, enfim, leiamos a Bíblia, fonte de toda sabedoria, a fim de atingirmos a maturidade necessária para enfrentarmos as situações do dia-a-dia.

Apenas agindo retamente é que deixaremos de lado os desejos da carne e passaremos a dar mais importância para as coisas de Deus. Também demonstraremos nossa gratidão ao Pai pela nossa criação e pelo amor que Ele nos oferece ao se passar pelo caminho estreito da salvação, não nos importando com perseguições.

Em Avatar, os Na’vi tinham a Eywa. Nós, cristãos, temos ao nosso lado o melhor Pai, o melhor amigo, o melhor conselheiro, Javé, o Deus que salva, que permite que o Espírito Santo habite em você e faça da sua vida uma perfeita adoração ao Rei dos reis.


0 Obras Novas comentaram:

Postar um comentário