segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Papa: "Internet abre nova era"


por Rádio Vaticana

Cidade do Vaticano, 23 jan (RV) – “Está aberta uma nova era: a da evangelização na Internet”. Bento XVI o anuncia, convocando toda a Igreja a olhar para a rede com entusiasmo e audácia e exortando os sacerdotes a navegar na Internet, participar de redes de relacionamento e levar a Palavra de Deus ao grande ‘continente digital’.

Foi apresentada esta manhã, pela Sala de Imprensa da Santa Sé, a mensagem do papa para o Dia das Comunicações Sociais, que se celebra em 16 de maio. O texto é publicado tradicionalmente por ocasião do dia de São Francisco de Sales, padroeiro da imprensa cristã, recordado em 24 de janeiro.

Ressalvando os limites das novas mídias, na mensagem “O sacerdote e a pastoral no mundo digital: os novos meios a serviço da Palavra”, Bento XVI dá o seu ‘juízo positivo’ do mundo digital.

Segundo o Presidente do Pontifício Conselho das Comunicações Sociais, Dom Claudio Maria Celli, o papa aconselha os padres a serem partícipes, ‘dando alma ao fluxo comunicativo da rede’, e ‘alcançando os não-crentes’: é este o sentido da mensagem.

“Apesar de dirigida principalmente aos sacerdotes – a quem o papa está dedicando um Ano – a mensagem, explica Dom Celli, quer envolver também os leigos, numa espécie de ‘diaconia da cultura digital’, chamados, cada um em seu papel, a ‘testemunhar a Palavra’.

Enfim, “a rede Internet não é apenas um espaço a ser ocupado, e os responsáveis pelos processos de comunicação devem promover uma cultura de respeito pela dignidade e o valor da pessoa humana” – reza a mensagem, cuja integra publicamos nesta página, em português.

Ao lado de Dom Claudio Maria Celli, participou da apresentação da mensagem aos jornalistas o sacerdote Mons. Paul Tighe, Secretário do Pontifício Conselho das Comunicações Sociais. (CM)

0 Obras Novas comentaram:

Postar um comentário