sexta-feira, 26 de junho de 2009

Vaidade das vaidades

"Jovem, regozija-te na tua mocidade e alegra o teu coração na flor dos teus anos. Segue os impulsos do teu coração e o que agradar aos teus olhos, mas sabe que, de tudo isso, Deus te pedirá contas. Lança fora do teu coração a tristeza, poupa o sofrimento ao teu corpo: também a meninice e a juventude são ilusão. [...] o pó voltará à terra de onde saiu e o espírito voltará para Deus que o concedeu. Ilusão das ilusões; tudo é ilusão."
(Ecl 11, 9-10. 12, 7b-8)


Como cristãos devemos depositar nossas aspirações nos preceitos de Deus, obedecendo-o incondicionalmente. Isso não significa que se deixe de viver ao trilhar o caminho para a Salvação. Deus não nos tira a vida, apenas nos conduz pelo caminho mais estreito que leva à vida eterna. Para isso, devemos, tomar a cruz e seguir a vida mesmo em tribulações. Paulo nos lembra em sua primeira carta à Igreja de Corinto (cf. 6):

"A mim tudo é permitindo, mas nem tudo me convém". E acrescenta categoricamente: "Acaso ignorais que vosso corpo é templo do Espírito Santo que mora em vós e que recebestes de DEUS?"

Conclui-se, então, que a santificação do corpo é prioridade para a verdadeira valorização da vida, visto que no mundo há a uma inclinação para a "ilusão das ilusões". Assim, o jovem cristão deve se desvencilhar da triste realidade que lhe é apresentada.

"Ingenuamente somos alienados e transformados em uma espécie de homem-objeto. Através de propagandas medíocres, nossas mentes são compradas e nos são vendidos os pecados capitais a preço de sonhos e fantasias. Valores são impostos, verdades forjadas, desrespeitando idades e sexos, discriminando raças e crenças, distinguindo classes sociais e impondo limites de expressão. Afinal, se este não é o mundo dos sonhos, é a realidade nua e crua do mundo moderno: globalizado".
(O mundo moderno - Everaldo Dias Matteus)

A nossa força está em Cristo; somos loucos por ELE, pela sua causa. Se somos injuriados, abençoamos; se perseguidos, suportamos; e se caluniados, exortamos (cf. 1Cor 4, 12-13). Combater os males do mundo tendo o corpo como templo e fugindo da ilusão globalizada não é fácil! Mas é preciso buscar a coragem que Deus nos dá, refletindo no Espírito e aprendendo a obedecer. Deixemos o Espírito Santo de Deus agir para vivermos melhor!

Vamos atender às ordens do Mestre: “Vigiai e orai” (Mt 26, 41).

Graça e paz, irmãos!

Natália Magalhães Demartino

0 Obras Novas comentaram:

Postar um comentário