quinta-feira, 9 de abril de 2009

RSS sem complicação

por Silvio R.

Vou falar sobre algo que todo mundo já viu, mas poucos sabem o que é realmente o RSS ou feeds.
Se você procurar, vai encontrar cerca de 267 sites explicando o que é e como usar, mas eu vou explicar, afinal se você quisesse ler em outro site, já teria feito.


Que raios são RSS e feeds?

RSS (ou feed) é um formato de web utilizado para armazenar suas informações e atualizá-las em tempo real. Você deve lembrar da newsletter, tão famosa alguns anos atrás, antes mesmo dos blogs se popularizarem. Naquela época, se você quisesse se manter informado das notícias do site, newsletter era sua única opção. Hoje, o RSS é o jeito mais prático, conveniente e seguro de se manter informado, além de receber em tempo real e não periodicamente como eram as newsletters de alguns anos atrás.


Por que cargas d‘água eu deveria usar isso?

Você gosta de se manter informado? Lê vários blogs e sites com frequência? Se você respondeu sim para uma das duas perguntas, o RSS será muito útil pra você. Com o RSS você tem todos os seus blogs e sites preferidos em um só lugar, sem precisar ter que entrar em um por um. Imagine o tempo que se gasta. Leitores de RSS não vão deixar seu dia mais longo, mas otimizam seu tempo.


Macacos me mordam, como faço para assinar essa maravilha?

Há 1001 jeitos de você ler seus feeds. Basicamente, por quatro meios: 1) No seu desktop através de gadgets do Windows ou Mac; 2) Através de programas; 3) Através de widgets do seu navegador; 4) Através de sites.

Eu não vejo razão para se instalar um programa desses se você pode usar na internet, mas eu não sou você. Então se você quiser um, tente o
FeedDemon. Ler no desktop pode ser prático, mas você não vai querer lotar sua área de trabalho com 30 ou 40 blogs, no máximo notícias da Folha.

Na minha opinião, o melhor jeito de ler seus feeds é pelos sites, e aí você tem ainda mais opções. Testei alguns, e o que mais recomendo são o
Google Reader, Bloglines e Netvibes.


Assinando o GON…

É muito simples.

1) Clique com botão direito na caixa com uma figura igual a do início deste post (na barra lateral do blog) e em seguida “Copiar Link”.

2) Agora, no Google Reader, clique na barra verde “add subscription” (ou o correpondente, se o seu for em português). Cole o link e clique em “add”.

3) Pronto! Agora você vai acompanhar o GON de forma mais prática e atualizada. Você pode organizar seus feeds em pastas, mas esse é um papo para outro dia…

0 Obras Novas comentaram:

Postar um comentário