terça-feira, 11 de janeiro de 2011

No colo de Deus


por Sandro Peres

Hoje quero compartilhar com você sobre o grande amor de Deus. Por mais que meditemos sobre esse tema, mais ainda nos vemos convidados a contemplá-lo, porque o amor de Deus é superior a nossa capacidade de compreensão, não tanto porque sejamos incapazes, ou porque há aí uma profundidade teológica inesgotável, mas porque é amor, e o amor é sempre surpreendente, envolvente, e se auto-supera constantemente.

Ouvi um sábio homem de Deus dizer que esses assuntos são como o rosquear de uma porca em um parafuso, quando a giramos temos a impressão de repetir uma mesma operação, mas, tanto mais quanto o fazemos mais aperto e resistência se vai conferindo. Assim, meditar sobre esse amor divino pode parecer repetir algo que já se supõe saber, no entanto, mais ele se instala no coração e mais portas serão abertas da compreensão e da alma.

Sendo assim, me parece que o livro do Cântico dos Cânticos, é um texto chave nesses assuntos, e este versículo 3 do capítulo 8, realmente nos fala com profundidade desse divino amor que nos envolve.
A alma apaixonada por Deus quer que Ele a envolva por completo, e eleva um suspiro de amor imaginando-se abraçada por Deus quando deseja que a mão esquerda esteja debaixo de sua cabeça e a direita a abraçasse.

Nesta imagem os braços de Deus representam as duas pessoas da Trindade, que envolvem a vida da pessoa que aceita o Evangelho. Um braço que sustenta e outro que envolve é a imagem do Senhor Jesus e do Espírito Santo.
Quando uma pessoa se rende ao amor de Deus ela entra na comunhão da Trindade e o faz porque rende sua vida a Jesus, que passa a ser o Senhor de sua existência, que a dirige e sustenta. Quando o Espírito Santo inspirou essa passagem do Cântico dos Cânticos, ainda não havia se dado a Encarnação de Cristo, e desta forma, o texto fala de um desejo, que foi plenamente realizado com o Senhor Jesus, que manifestou o amor divino plenamente, e quem a Ele se rende, e a cada dia mais, vai entendendo o que é ser sustentado por Sua palavra e Sua presença.

Como se isso não bastasse, Deus nos envolve por cima com o Seu outro braço, e aqui está a operação do Espírito Santo, que se derrama constantemente na alma apaixonada pelo Senhor. A imagem desse texto nos sugere uma pessoa completamente rendida e abandonada nos braços de alguém; a base do texto é uma relação afetiva entre um homem e uma mulher, mas me vem ao coração a imagem de uma criança nos braços de sua mãe que o amamenta. De fato, o braço esquerdo sustenta o bebê enquanto a mão direita o cobre e acaricia.

Deus deseja muito fazer isso conosco. Podemos nos abandonar ao Seu amor e receberemos os cuidados que temos desejado há muito tempo. Ele nos sustentará em Cristo, nos cobrirá com Seu Espírito e nos alimentará com o leite de Sua Palavra. Creio que bem por isso disse Jesus: “…Eu afirmo a vocês que isto é verdade: se vocês não mudarem de vida e não ficarem iguais às crianças, nunca entrarão no Reino do Céu” (Mt 18, 3)

Pois bem, porque resistir? Vamos nos deitar no colo de Deus!

PS: Agradecimentos especiais a Cesar Machado Lima, que enviou o texto por e-mail.

0 Obras Novas comentaram:

Postar um comentário