sexta-feira, 7 de maio de 2010

Jesusabilidade


Quem não se liga, fica...

por CristaoWiki

Nossa vida é feita de ligações. Somos ligados, desde nossa concepção, á Deus e nossos familiares. Crescemos com a necessidade de nos ligarmos a amigos, trabalhos, carreiras, estudos, projetos, sentimentos, religiosidade e espiritualidade.

Cada um destes destinos possui infinitas formas de ligação, mas o importante é se ligar. Inventamos formas de ligações através das tecnologias de cada tempo. Primeiro vieram os mensageiros que levavam uma informação da origem ao destino pela linguagem falada, repetindo a mensagem. Depois as cartas fizeram o papel de aproximar as pessoas, mesmo estando à distância, levando notícias e saudades. Passamos por muitas outras tecnologias da informação, incluindo os aparelhos de celular, que começaram a permitir que nos falássemos à distância sem o uso de fios. Hoje mandamos e-mails, acessamos o Orkut, conversamos pelo MSN, Gtalk ou Skype, partilhamos cada segundo no facebook, twitter ou nos Blogs, vemos as fotos no Flickr, no picasa ou em outros sites específicos, mandamos SMS, ou MMS pelo celular, partilhamos e nos divertimos com os jogos em lanhouses, on-line ou móbiles, trocamos ringtones e ouvimos mp3 em qualquer lugar, vemos, criamos e partilhamos vídeos no youtube.

Enfim, criamos tantas maneiras de ficarmos mais tempo ligados uns aos outros que em alguns momentos as pessoas chegam a ter mais amigos virtuais que reais (não que os virtuais não sejam verdadeiros amigos, mas quis dizer real no sentido de ser palpável, de poder tocar e abraçar).

Existe um mundo virtual independente de querermos ou não entrar nele. Lá existe tanta futilidade quanto no mundo real, mas também existem muitas riquezas, e assim como em nossas vidas, devemos ser e buscar o mesmo, sendo autênticos, alegres, criativos e católicos. Pois este “mundo virtual” também é real, mesmo não sendo palpável, ele existe, assim como nossos amigos virtuais, que apesar de não poder tocar, estão lá e são de verdade. A virtualidade é apenas um canal, e não um “mundo imaginário”.

Ferramentas, softwares e sites ajudam na tarefa de nos mantermos ligados. As empresas já perceberam isso e querem que nos liguemos a elas também. Assim fazem os bancos, supermercados, lojas, agências de viagem, e até restaurantes, através de seus portais na internet e sistemas on-line.

Os engenheiros em TI (Tecnologia da Informação) trabalham bastante para transformar toda a complexidade das linguagens de programação em utilitários práticos, leves, de fácil acesso e utilização aos usuários. Chamamos isso de USABILIDADE, ou seja, aquilo que era difícil e complicado se torna útil, prático e fácil de usar. Na usabilidade o foco é o usuário.

Segundo o Wikipédia (maior enciclopédia on-line):

“Usabilidade é um termo usado para definir a facilidade com que as pessoas podem empregar uma ferramenta ou objeto a fim de realizar uma tarefa específica e importante. (...) Na Interação Humano-computador e na Ciência da Computação, usabilidade normalmente se refere à simplicidade e facilidade com que uma interface, um programa de computador ou um website pode ser utilizado. O Termo também é utilizado em contexto de produtos como aparelhos eletrônicos, em áreas da comunicação e produtos de transferência de conhecimento”.

É aí que entra o termo usado no título deste artigo. Agora que nos aprofundamos e refletimos sobre a usabilidade quero apresentar um termo usado ainda muito singelamente por alguns jovens católicos visionários, a JESUSABILIDADE.

Tentando conceituar este termo, analisando na ótica da TIC (Tecnologia da Informação Católica), poderíamos dizer que Jesusabilidade é um termo usado para definir a facilidade com que as pessoas podem empregar uma ferramenta ou objeto a fim de realizar uma tarefa especificamente católica, que vise à formação ou informação do cristão. Referindo-se a Jesus na simplicidade e facilidade com que se usa interfaces, programas de computador, websites ou produtos de transferência de conhecimento católicos que visem evangelizar, integrar, formar ou aprofundar a fé dos cristãos.

Podemos dizer que Jesusabilidade é um padrão cristão de fazer as coisas na área da comunicação.

0 Obras Novas comentaram:

Postar um comentário