terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Crismado, e agora?

Nosso compromisso como cristãos, não se restringe a uma obrigação religiosa, mas estende-se por toda a nossa vida social, pois a Igreja existe para servir ao mundo. O cristão não pode fugir deste compromisso porque o verdadeiro discípulo está constantemente buscando um mundo novo. Por isso, os jovens que recebem o sacramento da Crisma devem ficar atentos ao chamado de Deus: ser sal da terra e luz do mundo, no serviço aos irmãos, na convivência fraterna, na luta pela paz e na busca do crescimento interior.

A Igreja oferece diversas opções para o serviço conforme o dom de cada um. Deus nos dá um potencial inimaginável para trabalharmos em prol do Reino, de forma que nunca nos sintamos insatisfeitos, ou seja, Ele nos coloca onde cresceremos e aprenderemos a usar nossos dons da melhor maneira.

Neste contexto, surgem as pastorais e movimentos juvenis. Em nossa paróquia, especificamente, contamos com dois grupos de jovens: o Obra Nova (GON), na comunidade da matriz; e o Renascer em Cristo, na comunidade Nossa Senhora Aparecida. Os jovens desses grupos são pessoas comuns, com um propósito definido: “evangelizar a juventude, de maneira alegre e descontraída, resgatando-a para a participação da vida em comunidade”. Por isso, promovem e participam de diversos eventos:

• Realizações: Retiro de Carnaval; Junius Sancti, um encontro que reúne a galera para falar de Jesus.

• Comemorações: aniversário do grupo com festas temáticas; aniversariantes do mês.

• Participações: Dia Nacional da Juventude, em Florianópolis; Dia da Penitência, em Brusque; Cenáculo de Pentecostes, em Camboriú; XX Kairós, retiro arquidiocesano da juventude; Acampamento “Encontro de Jovens Unidos”, em São João Batista; Escola da Juventude 2009, organizada pela coordenação arquidiocesana da Pastoral da Juventude; eventos paroquiais: Festa de São João (venda do cachorro quente); Feira Bíblica 2009; animação do Retiro da Segunda Fase da Crisma; Via-sacra e Ofício Quaresmal; organização da liturgia da missa do 4º domingo do mês.

• Outros trabalhos: participação em shows católicos e festivais de músicas; passeios à praia; jogos; filmes com pipoca e Coca-Cola; pizzas; e churrasco; visitas às casas dos jovens e a outros grupos da cidade.

• Adoração ao Santíssimo Sacramento, bimestralmente.

• Colaboração com o informativo paroquial “O Precursor”.

• Formação de um núcleo musical.

• E, finalmente, a criação desse espaço virtual: http://gobranova.blogspot.com/.


Com essa turma, o que não vale é ficar parado. Assim, se você é crismado e tem vontade de servir a Jesus através da evangelização da juventude, participe de um dos grupos de jovens de nossa paróquia, faça novas amizades em Cristo e cresça em sabedoria e graça.

0 Obras Novas comentaram:

Postar um comentário